O ponto somado pelo Grêmio no empate em 2 a 2 com o Flamengo, na Arena, nesta terça-feira (23), não tirou o time da zona de rebaixamento do Brasileirão nem cumpriu o planejamento da direção de vencer as últimas três partidas em sequência, mas ainda tem um lado positivo, na avaliação do técnico Vagner Mancini. O treinador escalou a mesma equipe dos dois triunfos recentes - com Ruan no lugar de Kannemann por dores no quadril - mas não contava com um revés inédito nesta sequência: sair atrás do placar.
— Lógico que entramos para vencer, era nosso objetivo inicial. Mas diante do que vimos no jogo, um ponto foi importante. Talvez ele seja o diferencial lá no final do campeonato. Temos que acreditar, ter a cabeça fria, analisar o que foi o jogo e os erros de arbitragem mais uma vez. A expulsão pesou muito, tivemos ali 10 minutos que a equipe demorou para se reencontrar, mas buscamos empate e quase viramos — ponderou Mancini, em coletiva após o jogo.
Agora com 36 pontos e na 18ª posição, o Tricolor ainda precisa buscar quatro de diferença para o Juventude, atual 16º, que também empatou nesta noite de terça. As quatro partidas restantes ainda demandam pelo menos três vitórias para que o Grêmio siga na primeira divisão em 2022.
— Não muda nada daqui para o final. Vamos para a Bahia pensando na vitória, assim como nos demais jogos. o jogo de hoje (terça-feira) não foi o que nós esperávamos, mas os atletas estão de parabéns por terem buscado um empate que ninguém mais esperava. O Grêmio lutou, foi valente e teve brio, isso nos enche de orgulho porque sabemos que nessa reta final isso vai ser importante em campo — enalteceu o treinador.
Questionado sobre a estratégia na escalação, de manter Villasanti e Borja, titulares até a convocação deles para as Eliminatórias, no banco de reservas, Mancini defendeu a aposta que fez em Thiago Santos e Diego Souza. Ambos foram substituídos, mas apenas depois que Jhonata Robert, outro protagonista das últimas duas rodadas, foi expulso após o primeiro gol flamenguista.
— Contra a Chapecoense e o Bragantino alcançamos o objetivo das duas vitórias, e hoje ficamos perto de sair na frente. Tivemos mais volume, mais finalizações, e acabamos tomando o gol. Depois sofreu o segundo e empatamos. As estratégias dos outros jogos foram exitosas porque vencemos. Quando vencemos duas e encontramos amostras de que o time está encaixado, não teria porque mexer no time — comentou o técnico.
Mancini e o Grêmio voltam a campo na sexta-feira (25), em Salvador, contra o Bahia, em duelo direto pela 17ª colocação. Os baianos somam 37 pontos, apenas um a mais de que o tricolor gaúcho, mas jogaram uma partida a menos.