O técnico Vagner Mancini tem jogo a jogo tentado encontrar soluções dentro do elenco do Grêmio. A última delas veio com a escalação de Jhonata Robert entre os titulares contra o Bragantino. De boa atuação e autor do último gol na goleada de 3 a 0 sobre os paulistas, o garoto de 22 anos tentará se firmar como uma nova peça de um Tricolor cada mais exigido a buscar vitórias no Brasileirão.
Jhonata Robert foi a 23º jogador diferente escalado como titular desde a chegada de Vagner Mancini à Arena. A opção causou surpresa já que o meia-atacante não havia sido utilizado sequer no decorrer das três partidas anteriores (Inter, Fluminense e América-MG). Em sua manifestação depois da goleada, o treinador revelou que a decisão de colocar Jhonata como titular foi tomada no dia do jogo e justificou a escolha por ter o objetivo de gerar uma imprevisibilidade ao time gremista.
Ex-jogador do clube e comentarista da partida entre Grêmio e Bragantino pelo canal Premiere, Caio Ribeiro conversou com GZH sobre a atuação de Jhonata Robert. Ele disse que ficou impressionado com a personalidade demonstrada pelo jovem.
— Ele jogou muito bola, foi um dos melhores em campo. Me chamou atenção a personalidade com que ele entrou no time. Não é fácil entrar com o time na zona de rebaixamento em um momento de definição do campeonato e você ir para cima, arriscar chutes de longe, fazer gol. Ele deu uma agressividade que estava faltando. Faltava ao Grêmio um meia, que foi o Campaz, e um jogador pelo lado direito, que foi o Jhonata. Com esse menino pelo lado direito, o Grêmio passou a ter agressividade pelos dois lados, não apenas com o Ferreira — avalia.
Essa personalidade citada por Caio Ribeiro é algo que internamente vinha sendo avaliado pelo Grêmio no dia a dia. Para que Jhonata Robert pudesse levá-la para o jogo algumas estratégias foram traçadas. Uma delas foi a aproximação de líderes do elenco do garoto.
— Chamei alguns jogadores ao meu quarto para conversar junto com o Jhonata e esses atletas ficaram ao lado dele quase até a hora do jogo. Claro que a minha equipe de trabalho conversou com ele, mas é importante que o grupo abrace, acolha, e isso aconteceu — contou Mancini.
— Vocês (imprensa) não acompanham os treinos, mas eu acompanho todos e posso dizer que o Jhonata vinha chamando atenção. Ele se sobressaia nos treinos em campo reduzido, nos rachões e pelo chute. O Grêmio precisava de algo diferente e o Mancini identificou isso nele. O Grêmio é um clube vencedor, mas não vinha tendo um time vencedor. O Jhonata carrega com ele esse espírito do clube por vir da base. Quem sai da base do Grêmio tem esse espírito — afirmou o vice de futebol gremista Dênis Abrahão a GZH.
Empréstimo e nova chance
Diferente de outros garotos que saíram da transição direto para o elenco principal do Grêmio, Jhonata Robert fez um caminho diferente. Mesmo tendo sido destaque na base, como na Copa Ipiranga de 2019, onde foi o artilheiro do torneio que terminou com o Tricolor campeão, ele acabou não sendo aproveitado por Renato Portaluppi no ano passado.
O jogador, então, foi emprestado para o Cruzeiro e, posteriormente, para o Famalicão, onde disputou 22 partidas no Campeonato Português 2020/21. Jhonata Robert tinha contrato com o clube europeu até junho de 2022, mas o Grêmio solicitou seu retorno em maio desde ano.
— Atuar na Europa foi uma experiência incrível, mas tive uma felicidade enorme quando recebi a notícia de que retornaria ao Grêmio. Nunca escondi a vontade de escrever minha história na equipe profissional. Estou encarando esse momento como a grande chance da minha carreira — disse à época.
Logo em seu retorno, Jhonata Robert ganhou oportunidades com Tiago Nunes sendo titular em quatro partidas – duas delas pelo Brasileirão. A chegada de Felipão o levou a perder espaço. Depois de atuar no Brasileiro de Aspirantes, em setembro, ele foi escalado como titular contra Ceará (Brasileirão) e Flamengo (Copa do Brasil) antes de ir novamente para o fim da fila na preferência de Scolari.
O ganho de espaço com Vagner Mancini pode dar a Jhonata Robert a chance de realizar o sonho manifestado em sua volta à Arena. Se não com um grande título, mas com a ajuda para o clube evitar o rebaixamento, o que a essa altura tem valor de uma taça para os gremistas.
Jhonata Robert no Grêmio
- 2017
Chegou ao clube após ter sido observado atuando pelo Barra Futebol Clube, de Balneário Camboriú-SC - 2019
Campeão e artilheiro da Copa Ipiranga sub-20 - 2020
Emprestado ao Cruzeiro e, posteriormente, ao Famalicão-POR - 2021
Maio: teve o fim do empréstimo antecipado e retornou ao Grêmio
Junho: disputou seis partidas com Tiago Nunes (quatro como titular)
Setembro: atuou pelo time de transição, no Brasileiro de Aspirantes, contra o Corinthians e fez um gol; Depois, foi titular contra Ceará e Flamengo antes de voltar a perder espaço.
Novembro: Recebeu a primeira chance como titular com Mancini e marcou um dos gols contra o Bragantino.