Depois de bater o Fluminense por 1 a 0, na Arena, com gol de Diego Souza, o Grêmio agora tentará vencer o América-MG, em Belo Horizonte, neste sábado (13), fora de casa. Ganhar duas partidas consecutivas tem sido algo raro na campanha gremista neste Brasileirão — só acontecem duas vezes, quando bateu Cuiabá e Bahia, no primeiro turno, e Ceará e Flamengo, no começo do segundo turno.
Para encarar o seu ex-clube, o técnico Vagner Mancini não contará com a principal estrela do Grêmio. Douglas Costa sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e ficou fora da viagem para Belo Horizonte. Ainda que o clube não tenha divulgado o tempo de parada, por se tratar de um problema muscular, ele também será desfalque para enfrentar o Bragantino, na próxima rodada.
A ausência de Douglas Costa abre mais uma vaga no setor ofensivo, que tem Diego Souza garantido no comando do ataque.
Na sexta-feira, Mancini chegou a treinar com Alisson como meia central e Elias e Ferreira abertos. Campaz, no entanto, tem chance começar no setor, o que faria Alisson disputar uma vaga com os dois garotos nas funções pelos lados. A possibilidade de uma formação com três volantes não está descartada, mas não é a mais provável.
Thiago Santos e Cortez voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão e podem ser titulares. Depois de ficar ausente do treino da quinta-feira, Geromel viajou a Belo Horizonte e deve ter condições de iniciar a partida.
Ex-clube de Vagner Mancini, o América-MG ocupa atualmente o 10º lugar, com 41 pontos. Se conquistar a vitória, o clube mineiro atingirá neste sábado os 44 pontos, a marca tratada pelo Grêmio como suficiente para garantir a permanência na Série A.