Uma das mudanças preparadas por Felipão para encarar o Ceará, no domingo (12), é a volta de Rafinha à lateral direita do Grêmio. Com a escalação do veterano em sua posição de origem, o técnico deve mandar a campo uma equipe com o jovem Guilherme Guedes na esquerda e Vanderson no banco de reservas.
A busca é pelo equilíbrio. Com a entrada de Guedes, jogador de características mais ofensivas, Luiz Felipe Scolari busca em Rafinha uma figura de mais experiência e qualidade defensiva no outro lado do campo.
Foi o mesmo motivo que o fez escalar o ex-Bayern de Munique improvisado. Quando Vanderson ganhou a titularidade, a comissão técnica entendeu que Bruno Cortez e Diogo Barbosa não cumpriam o exigido, e coube ao lateral-direito de 36 anos jogar por ali.
Desde sua chegada ao Tricolor, Rafinha começou 21 partidas, apenas três pela esquerda. Isso ocorreu na vitória sobre o Cuiabá, fora de casa, e nas derrotas para Flamengo e Corinthians, na Arena. A amostragem atuando no lado oposto é curta, mas os números não exibem tanta diferença assim no desempenho.
Quando comparado com os últimos três jogos em que atuou pela direita, nota-se que a principal mudança é na média de passes certos. No período, esta média ficou em 52,3 passes concluídos por partida, contra 42,3 quando esteve na esquerda. Os cruzamentos (0,6 x 0,3) e desarmes (1,6 x 1,3) também tiveram queda quando foi improvisado, mas menos significativas. Além disso, em sua última aparição na posição de origem, contra o Bahia, deu assistência para o gol de Borja.
Comentarista do Grupo RBS e colunista de GZH, Diogo Olivier acredita que o momento não seja o melhor para o Grêmio ter Rafinha em campo. Vê nos dois jovens das categorias de base potencial para serem os titulares.
— Eu iria de Vanderson e Guilherme Guedes. Mas, se tiver de jogar, que seja na sua, onde foi destaque na Europa e no Flamengo. Mais ainda nesse momento da carreira, que começa a dar sinais de fim, após passagem apagada na Grécia. Improvisá-lo agora é pior — aposta.
Na direita ou na esquerda, Rafinha estará em campo na manhã do próximo domingo para mais uma decisão na vida do Grêmio. Com os resultados do final de semana, a diferença para o último time fora da zona de rebaixamento voltou a de ser de cinco pontos, e o Tricolor não pode se dar o luxo de tropeçar em casa.
Rafinha pela direita e esquerda
Grêmio 0x1 Corinthians
- Passes certos: 42
- Desarmes: 3
- Cruzamentos: 2 errados
Grêmio 0x4 Flamengo
- Passes: 51
- Desarmes: 0
- Cruzamentos: 1 certo, 1 errado
Cuiabá 0x1 Grêmio
- Passes: 37
- Desarmes: 2
- Cruzamentos: 3 errados
Últimos três jogos pela direita e esquerda
Grêmio 2x0 Bahia
- Passes certos: 67/6
- Desarmes: 1
- Cruzamentos: 1 certo, 3 errados (uma assistência)
Grêmio 0x0 Inter
- Passes: 32
- Desarmes: 2
- Cruzamentos: nenhum tentado
Grêmio 0x1 Atlético-GO
- Passes: 58
- Desarmes: 1
- Cruzamentos: 1 certo, 5 errados