A vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, domingo (19), no Maracanã, deu mais tranquilidade para Luiz Felipe Scolari montar o time que enfrentará o Athletico-PR no próximo final de semana. Felipão também deve ter na Arena da Baixada um retorno importante. Sem atuar desde 25 de agosto, Douglas Costa será reavaliado nesta terça-feira (21) e a tendência é de que seja liberado pelo departamento médico do Grêmio.
Com isso, o treinador poderá contar com seu trio de ataque ideal pela primeira vez. O técnico ainda não conseguiu mandar a campo uma escalação com Douglas Costa, Ferreira e Borja juntos. Os dois extremas, aliás, atuaram por apenas 45 minutos na mesma equipe. Isso porque Ferreira se lesionou logo na estreia de Felipão. O camisa 11 retornou justamente na partida em que Douglas sentiu o problema muscular que o tirou do time pelo último mês.
O retorno de Douglas Costa deve acarretar também em uma possível mudança de esquema. Nas duas últimas vitórias, o técnico optou por começar com três volantes no meio-campo. Na frente, Alisson jogou pelo lado direito, onde Douglas costuma ser escalado. As duas principais alternativas são o desmanche o tripé de volantes, com a provável saída de Lucas Silva, ou a ida de Alisson para o banco de reservas.
Além do retorno do titular, Felipão terá todos os outros meias e atacantes à disposição. O único nome que segue no departamento médico pelas próximas semanas é o zagueiro Pedro Geromel, com uma fratura no pé direito.
As opções de Grêmio do meio para a frete
- Meias: Jean Pyerre e Campaz
- Extremas: Douglas Costa, Ferreira, Alisson, Luiz Fernando, Léo Pereira, Jhonata Robert e Éverton Cardoso
- Centroavantes: Borja, Diego Souza e Diego Churín
As possíveis escalações
Com três volantes
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti; Douglas Costa, Borja e Ferreira.
Com dois volantes
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti e Alisson; Douglas Costa, Borja e Ferreira.