Com a classificação confirmada para as quartas de final da Copa do Brasil, o Grêmio volta ao seu principal objetivo neste momento da temporada: deixar as últimas posições do Campeonato Brasileiro. O primeiro passo precisa ser dado diante da Chapecoense, na Arena, na próxima segunda-feira (9). Para encarar os catarinenses, o técnico Luiz Felipe Scolari irá contar com reforços vindos do departamento médico, além, claro, da chegada do colombiano Miguel Borja.
Após ter desembarcado em Porto Alegre na terça-feira (3), Borja depende apenas de questões legais para poder estrear com a camisa do Grêmio. Para ficar à disposição contra a Chapecoense, ele precisa ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até as 19h de sexta-feira (6). O volante Thiago Santos, que entrou no segundo tempo diante do Vitória, pela Copa do Brasil, está pronto para iniciar contra os catarinenses.
Felipão ainda deverá ter os retornos de, pelo menos, outros dois titulares. O Grêmio conta com as recuperações de Douglas Costa e Walter Kannemann para a próxima segunda-feira. O meia-atacante está fora desde o empate com o América-MG, em 24 de julho, por um edema muscular na coxa direita. Já o zagueiro argentino não atua desde que levou uma pancada na perna direita na derrota para a LDU, que causou a eliminação na Copa Sul-Americana, há duas semanas. O retorno do defensor era esperado diante do Vitória, mas a situação foi tratada com cautela, pois não se tratava de uma partida decisiva.
O alto número de desfalques por lesões tem sido a grande preocupação da comissão técnica. Depois do jogo contra o Vitória, ao ser questionado sobre a busca de novos reforços após a chegada de Borja, Felipão disse que a volta dos jogadores que estão no departamento médico será mais decisiva para a recuperação do Grêmio no Brasileirão que a chegada de novos atletas. O treinador já havia admitido depois da derrota para o Bragantino, no final de semana, sua dificuldade para encontrar soluções para o time com tantas ausências.
– Fizemos uma reunião e falamos de prioridades. A minha prioridade é fazer com que quem está no departamento médico seja liberado em alguns dias. Outros jogadores poderão chegar, na medida que tivermos oportunidade de fazer alguma contratação, mas não é de um dia para outro. Não pega o dinheiro, vai ali e contrata, como se fosse ir ao mercado. O que eu posso, e quero, é que meus lesionados voltem o mais breve possível –declarou o treinador.
Por determinação dada por Felipão, o Grêmio não divulga detalhes das lesões dos jogadores. De acordo com o apurado por GZH, Rafinha e Diego Souza tratam lesões musculares, ambas na coxa direita. Maicon e Churín estão na fase de recuperação física. O volante pode até ser relacionado para a partida contra a Chapecoense. Já o argentino passa ainda por um reequilíbrio muscular depois de ter tido constatada uma fibrose muscular.
Nos dois casos há o prejuízo de longas paradas. Maicon não joga desde a derrota para o Athletico-PR, em 13 de junho, enquanto Churín entrou em campo pela última vez na goleada sobre o Santa Cruz, pela Recopa Gaúcha, em 6 de junho. Na semana que vem, o Tricolor terá a volta o goleiro Brenno, que está com a Seleção Olímpica em Tóquio.
Felipão conta com reforços de fora e dentro do clube para tentar tirar o Grêmio da incômoda vice-lanterna do Campeonato Brasileiro.
Os desfalques
Kannemann
- Problema: trauma no joelho esquerdo
- Não joga desde: Grêmio 1x2 LDU, em 20/7
Douglas Costa
- Problema: edema muscular na coxa direita
- Não joga desde: Grêmio 1x1 América-MG, em 24/7
Rafinha
- Problema: lesão muscular na coxa direita
- Não joga desde: Grêmio 1x1 América-MG, em 24/7
Diego Souza
- Problema: lesão muscular na coxa direita
- Não joga desde: Grêmio 1x1 América-MG, em 24/7
Diego Churín
- Problema: teve constatada uma fibrose muscular e passa por um reequilíbrio muscular
- Não joga desde: Grêmio 3x0 Santa Cruz-RS, em 6/6
Maicon
- Problema: lesão muscular na panturrilha direita
- Não joga desde: Grêmio 0x1 Athletico-PR, em 13/6
Brenno
- Com a Seleção Olímpica em Tóquio. Volta após a decisão contra a Espanha, no domingo
Saídas
- Matheus Henrique: vendido ao Sassulo
- Ferreira: Atlanta United notificou que vai a multa rescisória