A vitória sobre o Bahia construiu um cenário melhor para o Grêmio no Campeonato Brasileiro. Apesar de continuar no Z-4, os resultados paralelos da rodada podem confirmar que o time de Felipão necessite de um ponto na próxima rodada para deixar a zona de rebaixamento. Além disso, a atuação de Lucas Silva chamou atenção. Antes criticado, o volante conseguiu desempenhar bom papel em campo diante dos baianos.
Lucas Silva foi o escolhido para ser titular contra o Bahia na ausência de Thiago Santos, suspenso. O camisa 16 deu o passe para o segundo gol, marcado por Diego Souza e que fechou o placar da vitória. Para analisar mais detalhadamente a atuação do atleta, GZH recorreu às estatísticas.
Segundo o SofaScore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, Lucas Silva foi o melhor jogador do Grêmio na partida. O volante se destacou, além da assistência, pela movimentação ofensiva, a participação ativa no jogo e o alto acerto de passes. Também, o atleta se destacou por não ter sido driblado durante a partida e ter realizado quatro desarmes.
O mapa de calor mostra a movimentação ofensiva de Lucas Silva na partida. Por estar mais adiantado, o volante esteve mais ativo e deu 99 toques na bola. Nas participações, conseguiu a assistência do segundo gol e atingiu 92% de passes certos - sendo 2 desses os considerados "passes decisivos". O camisa 16 também acertou 11 das 14 bolas longas que tentou durante o jogo.
Após a vitória, o técnico Luiz Felipe Scolari elogiou a atuação e o momento de maior confiança do volante.
— O Lucas é um jogador que tem se portado muito bem nos treinamentos, tem solicitado à gente detalhes de como poderia melhorar. Nós conversamos uma vez por semana sobre este ou aquele jogo, qual foi o posicionamento que deu certo ou errado. Ele tem procurado alternativas de melhora. Ele tem correspondido, tem tido mais confiança nele. Tanto na posição de 5 quanto na posição de 8. Acho que é porque ele, provavelmente, tenha tido mais confiança e tenha recebido mais apoio nosso e se sente mais valorizado. Com isso, melhora o seu futebol — afirmou.
Confira os números de Lucas Silva diante do Bahia, segundo o SofaScore
- 90 minutos em campo
- 99 toques na bola
- 1 assistência
- Passes certos: 76/83 (92%)
- 2 passes decisivos
- Bolas longas certas: 11/14
- 1 grande chance criada
- 1 finalização no gol
- Duelos vencidos por baixo: 8/12
- Duelos vencidos pelo alto: 1/1
- 3 faltas cometidas
- 3 faltas sofridas
- 0 dribles sofridos
- 1 interceptação
- 4 desarmes