Em 11 jogos do Brasileirão, o Grêmio recebeu 33 cartões amarelos e um vermelho — para Kannemann, no confronto contra o Fortaleza. Uma média de 11 advertências por partida, que fazem o Tricolor ser o 10º que mais recebeu amarelos nesse início de Campeonato Brasileiro — atrás de Sport, Ceará, Juventude, Fortaleza, Inter, Bahia, Atlético-GO, São Paulo e Santos, que foram advertidos com mais de 34 amarelos, até então.
Dentre as 33 advertências, com cartão amarelo, quatro foram para membros da comissão técnica — Clesly Evandro, Tiago Nunes, duas vezes, e Thiago Gomes — e duas para atletas que já estavam no banco de reservas: Jean Pyerre e Diego Souza, que, após serem substituídos, adentraram o campo para comemorar o gol de Pinares, contra o Fluminense.
O atleta do Tricolor mais advertido, até então, na Série A, foi o zagueiro Walter Kannemann, com três amarelos e um vermelho. Além dele, outros dois jogadores receberam três amarelos: Rafinha e Matheus Henrique.
Além disso, o Grêmio recebe maior número de cartões nos 30 primeiros minutos da etapa complementar. Até o momento, foram 13 amarelos e um vermelho, neste período. Em contrapartida, nos 30 minutos iniciais de jogo, foi advertido em menor quantidade: apenas três vezes.
Lembrando que o número de cartões é um critério de desempate na competição nacional. Menor número de vermelhos é o quinto — depois do número de vitórias, saldo de gols, gols pró e confronto direto, respectivamente. Enquanto cartões amarelos é o sexto.
Confira a relação de cartões:
- Kannemann: 3 amarelos e 1 vermelho
- Rafinha: 3 amarelos
- Matheus Henrique: 3 amarelos
- Thiago Santos: 2 amarelos
- Ferreira: 2 amarelos
- Diego Souza: 2 amarelos
- Victor Bobsin: 2 amarelos
- Vanderson: 2 amarelos
- Fernando Henrique: 2 amarelos
- Tiago Nunes: 2 amarelos
- Geromel: 1 amarelo
- Jonatha Robert: 1 amarelo
- Maicon: 1 amarelo
- Luiz Fernando: 1 amarelo
- Diogo Barbosa: 1 amarelo
- Douglas Costa: 1 amarelo
- Jean Pyerre: 1 amarelo
- Darlan: 1 amarelo
- Clesly: 1 amarelo
- Thiago Gomes: 1 amarelo
Período com mais advertências:
- Até os 30' do 2º tempo: 13 cartões amarelos e 1 cartão vermelho
- A partir dos 30' e até o final do 1º tempo: 9 cartões amarelos
- A partir dos 30' do 2º tempo e até o final do jogo: 8 cartões amarelos
- Até os 30' do 1º tempo: 3 cartões amarelos