Em um jogo marcado por polêmica com a arbitragem, mas onde também mostrou um futebol pouco criativo para atacar quando foi necessário, o Grêmio acabou eliminado da Copa Sul-Americana pela LDU, dentro da Arena, na noite dessa terça-feira (20). Diego Souza abriu o placar para o Tricolor, mas o meio-campista Jordy Alcivar anotou os dois gols que garantiram a vitória de 2 a 1 e a classificação para os equatorianos. A polêmica esteve por conta do gol da virada, fruto de um pênalti mal marcado pelo árbitro José Argote, com interferência do VAR.
A queda para a LDU lembrou a eliminação na fase preliminar da Libertadores, quando, também diante de um equatoriano, o Independiente del Valle, o Grêmio teve 1 a 0 a seu favor e permitiu a virada do adversário dentro da Arena. Fora da Sul-Americana, o Tricolor tem apenas o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil pela frente no restante da temporada. A queda no torneio continental ainda fez o clube deixar de ganhar o prêmio de R$ 5,22 milhões dado pela Conmebol para cada classificado para as quartas de final.
O técnico Luiz Felipe Scolari optou por não reclamar da arbitragem em sua manifestação e apontou os erros de sua equipe. O treinador elogiou a LDU e ressaltou a necessidade de recuperação rápida do Grêmio para alcançar o objetivo de deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
— Nós tivemos dois gols perdidos. Quando tem a oportunidade, tem que acabar com o jogo logo. Em Quito, tivemos uma chance de ouro e não aproveitamos, hoje tivemos duas no segundo tempo. Ele foi juiz da Copa América e interpreta como quer. A gente interpretou que não, mas temos que ficar quietos. Eles comandam o espetáculo e nós temos que ficar quietos. Assim é o futebol — afirmou Felipão antes de elogiar o time equatoriano:
— Cedemos espaços porque a LDU tem um bom time e que joga um futebol de muita qualidade. Nós perdemos a marcação em alguns momentos. Sabíamos disso, lá em Quito também foi assim. Eles não ocupam posições, trocam toda hora de lugar, o que fez os nossos jogadores se perderem em alguns momentos. Sofremos um gol que não é comum e depois teve o pênalti que não adianta comentar se ele interpretou assim — continuou.
Autor da assistência para Diego Souza no único gol do Grêmio na noite, o atacante Alisson também elogiou a equipe da LDU e admitiu que o elenco sentiu bastante a eliminação.
— É um momento muito difícil, onde todo o grupo está sentindo muito. Eles fizeram um estilo agressivo, colocando muitos jogadores ali na frente. Temos que dar méritos para a equipe deles, que é qualificada e forte. Eles nos encurralaram no começo, mas fizemos um gol e abrimos vantagem. Sofremos o gol no final do primeiro tempo, o que deu um baque. Agora é o momento de ficarmos tristes, sentir e depois buscar os nossos objetivos no Brasileirão — declarou o jogador, que apontou erro da arbitragem, mas evitou uma declaração que pudesse causar maior polêmica.
—É complicado ter que falar sempre do VAR e dos árbitros. É um lance que se olhar na câmera lenta vão achar pênalti, mas o jogador se joga no Fernando (Henrique), que ainda tenta tirar o pé. Era um momento que estávamos melhores na partida e ele inventa esse pênalti —apontou
A derrota para a LDU significou o sexto jogo do Grêmio sem vitória na Arena, a pior sequência desde que o estádio foi inaugurado, no final de 2012. O time de Felipão terá uma nova chance para buscar um resultado positivo em casa no sábado (24), às 17h, quando enfrentará o América-MG, pelo Brasileirão. Suspenso pelo terceiro amarelo, o zagueiro Walter Kannemann será desfalque. O meia-atacante Douglas Costa voltará a ficar à disposição.