O meia Jean Pyerre teve contra a LDU, na terça-feira (13), sua primeira oportunidade como titular do Grêmio desde o empate em 0 a 0 diante do Brasiliense, em 10 de junho. Foi dele a assistência para o gol de Léo Pereira, que deu ao Tricolor a vantagem para o jogo da volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Ao que parece, a recuperação de Jean Pyerre é uma das prioridades do técnico Felipão. Após sua estreia no Gre-Nal 433, no último sábado, o treinador já havia falado sobre a intenção de ter o antigo camisa 10 como uma das peças do seu time.
— Tenho que fazer o Jean jogar. Ele é um talento. Eu penso em dar o carinho que ele precisa, dar as oportunidades e mostrar como ele é importante para o nosso time. Acredito que eu vá conseguir fazer o Jean entender alguns pequenos detalhes e, aí, vamos ter o jogador que nós imaginamos e queremos. Ele pode confiar em mim, que vamos conseguir melhorar e muito. O Jean vai ser aquele atleta — projetou.
Foram poucos dias de trabalho entre os dois, mas o carinho prometido por Felipão parece já ter efeito. A própria escalação como titular diante dos equatorianos é uma mostra disso.
É verdade que os números de Jean na partida não chamam atenção. Mas isso pode ser explicado pela postura mais defensiva da equipe gremista – foram apenas 24% de posse de bola, com 186 passes. Para efeito de comparação, a LDU trocou 605 passes.
Ao longo do jogo, Jean teve 40 toques na bola e acertou 20 de 26 passes que tentou. Desses, dois são considerados pelo SofaScore como passes-chave. Ambos terminaram em chances de para os gaúchos: o gol de Léo Pereira e, minutos depois, chute de Alisson em cima do goleiro adversário.
— Eu espero que, com o Felipão, ele receba uma sequência de quatro ou cinco jogos. Contra a LDU, ele ficou em campo 75 minutos, dando pique e correndo, mesmo na altitude. O gol do Grêmio é dele, que buscou uma bola que estava perdida e deu um passe como se fosse com a mão — opina Alex Bagé, colunista de GZH e comentarista identificado com o Grêmio nas Jornadas Esportivas da Rádio Gaúcha.
O Grêmio volta a campo no sábado, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Com a necessidade de vencer fora de casa para deixar a lanterna do campeonato, o Tricolor deve ter novamente Jean Pyerre como titular. Será mais uma oportunidade para o meia mostrar o talento que o fez ser apontado como a principal promessa da base gremista em temporadas anteriores. Agora, com o carinho de Felipão.
Os números contra a LDU
- Toques - 40
- Passes 20 de 26 (77%)
- Passes-chave - 2
- Oportunidades criadas - 2
- Interceptações - 1
- Desarmes - 1