O rendimento decepcionante de Jean Pyerre gera conversas entre os dirigentes do Grêmio. O articulador, que perdeu espaço na temporada com as duas comissões técnicas que trabalharam no clube, tem situação debatida entre os membros da alta cúpula gremista. Há o entendimento de que o momento do atleta não é bom, e uma eventual negociação não pode ser descartada.
Com 13 partidas disputadas na temporada 2021, sendo nove como titular, o jogador marcou três gols. Tanto com Renato Portaluppi quanto com Tiago Nunes, novo técnico, o jogador não consegue se firmar como titular. Diante do Athletico-PR, no último final de semana, Jhonata Robert foi deslocado para a função de articulador, enquanto o camisa 88 ficou como alternativa.
Segundo os dirigentes gremistas, Jean Pyerre ainda não confirmou as expectativas projetadas durante a sua lapidação. Por isso, considera-se a possibilidade de facilitação de liberação em caso de nova investida.
Em abril, o Vancouver Whitecaps, do Canadá, fez oferta pela transferência. Na ocasião, a proposta foi rejeitada pela crença de evolução do meia sob o comando de Tiago Nunes, antigo comandante do jovem nas categorias de base. Uma nova investida não está no horizonte, mas não pode ser descartada. Alguns membros do Conselho de Administração consideram a hipótese favorável se houver compensação financeira e a chance de ficar com um percentual dos direitos.
O contrato atual entre as partes tem duração até o final de 2023. O Tricolor tem 60% dos direitos econômicos, e a multa rescisória está fixada em 120 milhões de euros (R$ 739,8 milhões).