A derrota do Grêmio para o Sport, a terceira em três jogos pelo Brasileirão, colocou o time na incômoda lanterna do campeonato. Além de ser o último colocado, o Tricolor é o único time que não somou nenhum ponto até agora em quatro rodadas – teve um compromisso, contra o Flamengo, pela segunda rodada, adiado.
A última vez que o time ocupou a pior posição na tabela do Campeonato Brasileiro foi em 2007. Isso, no entanto, ocorreu apenas na primeira rodada daquele ano. Após conquistar o título gaúcho, o técnico Mano Menezes priorizava a disputa da Libertadores e mandou a campo diante do Paraná uma equipe inteiramente reserva. Foi derrotado por 3 a 0 e teve a pior largada entre os 20 participantes.
Antes disso, o Tricolor foi lanterna ao longo do Brasileirão pela última vez em 2004. Naquela oportunidade, amargou o 24º lugar por nove rodadas e caiu com 12 pontos a menos do que o Botafogo, último time fora da zona de rebaixamento.
Na Era dos pontos corridos, o Grêmio também ocupou a posição em 2003, ano do seu centenário. Na oportunidade, chegou a passar 19 jogos na lanterna, mas conseguiu uma arrancada surpreendente nas últimas partidas e livrou-se da queda ao golear o Corinthians por 3 a 0, no Estádio Olímpico, no encerramento do campeonato.
Pior largada desde 1998
O Tricolor não começava um Brasileirão com três derrotas consecutivas desde 1998, quando ainda existia o formato de mata-mata. Perdeu para Inter, Atlético-MG e Corinthians de forma consecutiva. Depois, emendou sequência de cinco empates e foi vencer apenas na nona rodada, contra o Vitória, no Olímpico.
Ainda conseguiu se recuperar ao longo da competição e fechou a fase de classificação em oitavo, com uma vaga nas quartas de final. Depois de três jogos contra o Corinthians, foi eliminado e deu adeus ao sonho do tricampeonato.