A volta de Douglas Costa ao Grêmio após mais de onze anos foi frustrante na Ilha de Retiro, na noite desta quinta-feira (17), com a derrota de 1 a 0 para o Sport, pela quarta rodada do Brasileirão. O grande reforço para a temporada entrou aos 17 minutos do segundo tempo, quando o Tricolor já perdia a partida e pouco pôde fazer. O único gol do jogo foi marcado por Sander, em cobrança de falta que contou com falha do goleiro Paulo Victor.
Com a nova derrota, o Grêmio segue sem somar pontos e é o lanterna do Brasileirão. Segundo anúncio realizado pelo clube após o final do jogo, o jogo contra o Cuiabá, originalmente marcado para 16h de domingo, foi adiado. Ainda não foi definida nova data.
A entrada de Paulo Victor no lugar de Brenno, que testou positivo para covid-19, foi a única mudança na escalação do Grêmio em relação ao time que havia iniciado contra o Athletico-PR, no domingo. No Sport, o técnico Umberto Louzer surpreendeu com uma formação com três zagueiros, semelhante à utilizada pelo Rubro-Negro do Paraná no final de semana.
Os primeiros minutos do jogo mostraram o Sport bem organizado e causando problemas para o Grêmio, principalmente pelo seu lado direito, onde Hayner, sem ser acompanhado por Ferreira, se juntava a Marquinhos para gerar superioridade sobre Cortez. Foi em passe em profundidade por esse setor que o time da casa criou a primeira chance de gol aos 11 com Hayner, que bateu fraco para defesa de Paulo Victor.
Toda a etapa inicial foi marcada pela dificuldade de criação da equipe gremista, que teve mais a posse de bola, mas pouco conseguiu progredir no campo de ataque. Foram apenas duas boas chances gaúchas antes do intervalo. Aos 16, a oportunidade veio de forma fortuita. Jhonata Robert cruzou e Hayner deu o carrinho contra o próprio gol, acertando a trave. Aos 17, o Grêmio teve um gol anulado por impedimento, quando Thiago Santos mandou para as redes após rebote de Mailson em cabeceio de Diego Souza.
O Grêmio do Tiago Nunes é decepcionante
CONFIRA NA COLUNA
Após esses dois lances vieram as falhas de Paulo Victor. Aos 22, o goleiro saiu jogando errado e entregou a bola nos pés de Paulinho Moccelin, que se precipitou e chutou para fora.
O Grêmio não criava e também tinha marcação frouxa. Aos 33, Marquinhos recebeu passe de Rafael Thyere e só não invadiu a área porque foi derrubado por Geromel: falta. O lateral Sander cobrou e contou com um desvio em Diego Souza antes de vencer Paulo Victor: 1 a 0. Mesmo que a bola tenha batido no centroavante, ela ainda foi em cima do goleiro, que poderia ter feito algo melhor.
É quase impossível o Grêmio pensar em título do Brasileirão
CONFIRA NA COLUNA
Após o gol, o Tricolor tentou ir mais ao ataque, mas mostrou muito mais nervosismo que qualidade para criar situações. Ferreira insistiu nas jogadas individuais enquanto Luiz Fernando e Jhonata Robert foram peças nada criativas. Matheus Henrique ainda se estranhou com Paulinho Moccelin nos minutos finais e ambos foram amarelados.
Depois da má atuação da primeira etapa, Tiago Nunes fez duas mudanças no intervalo. Victor Bobsin e Diogo Barbosa entraram nas vagas de Thiago Santos e Cortez. Com as trocas e uma postura mais agressiva, o Grêmio passou a ocupar o campo do Sport em busca do empate. Diego Souza e Ferreira tiveram as primeiras chances de etapa final, mas pararam em defesas de Mailson.
A lanterna assusta porque o Grêmio está pior do que com Renato
CONFIRA NA COLUNA
Com crescimento gremista, Louzer fez duas mudanças no Sport. A resposta de Tiago Nunes foi com a tão esperada volta de Douglas Costa. O camisa 10 entrou aos 17 minutos no lugar de Luiz Fernando.
Aberto pela ponta direita, o camisa 10 logo fez sua jogada característica. Aos 23, ele levou a bola para dentro e tentou um chute colocado que passou por cima do gol pernambucano. Lance parecido se repetiu aos 47, quando o chute saiu fraco e Mailson defendeu.
Pelo longo tempo parado — fez o último jogo pelo Bayern em fevereiro —, era esperado que Douglas Costa fosse ter dificuldade em seu retorno. A qualidade ficou clara em cada toque na bola, mas faltou ritmo de jogo para seus lances terem maior sequência.
Além dele, Tiago Nunes também tentou mudar o panorama na reta final do jogo com Ricardinho e Jean Pyerre, mas não foi possível. Mais uma vez, o Grêmio ficou devendo e foi derrotado no Brasileirão.
Brasileirão — 4ª rodada — 17/6/2021
SPORT (1)
Mailson; Rafael Thyere, Iago Maidana e Sabino; Hayner (Tréllez, 21’/2ºT), Marcão, Thiago Lopes (José Welison, 21’/2ºT) e Sander; Marquinhos (Gustavo Oliveira, 15’/2ºT) e André (Neilton, 39’/2ºT) e Paulinho Moccelin (Patric, 15’/2ºT)
Técnico: Umberto Louzer
GRÊMIO (0)
Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa, INT); Thiago Santos (Victor Bobsin, INT); Luiz Fernando (Douglas Costa, 17’/2ºT), Matheus Henrique (Jean Pyerre, 33’/2ºT), Jhonata Robert e Ferreira (Ricardinho, 28’/2ºT); Diego Souza
Técnico: Tiago Nunes
GOLS: Sander (S), aos 33min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Iago Maidana, Paulinho Moccelin, Gustavo Oliveira (S); Matheus Henrique, Kannemann, Luiz Fernando, Rafinha (G)
ARBITRAGEM: Denis da Silva Ribeiro, auxiliado por Esdras Mariano de Lima e Brigida Cirilo Ferreira (trio alagoano). VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
LOCAL: Ilha do Retiro, no Recife
PRÓXIMO JOGO
Quinta-feira, 24/6/2021 — 21h30min
Grêmio x Santos
Arena — Brasileirão (6ª rodada)