O jogo do Grêmio contra o Sport, nesta quinta-feira (17), será a sexta estreia de Douglas Costa na carreira por clubes. Em 2008, na sua primeira partida pelo Tricolor, o meia-atacante marcou um dos gols na vitória contra o Botafogo. Depois, o atleta viria a atuar por Shakhtar-UCR, Juventus-ITA e em duas oportunidades pelo Bayern de Munique-ALE.
A reportagem de GZH fez um levantamento de como foram as cinco estreias de Douglas Costa. Confira:
1) 4/8/2008: Grêmio 2 x 1 Botafogo (Brasileirão)
Com apenas 17 anos, Douglas Costa estreou como titular contra o Botafogo e foi um dos destaques. Escalado como meia centralizado no esquema 3-5-2 do técnico Celso Roth, o jogador marcou um dos gols. O atleta jogava à frente dos volantes Rafael Carioca e Willian Magrão e tinha a missão de servir os atacantes Soares e Richard Morales.
2) 18/2/2010: Fulham-ING 2 x 1 Shakhtar (Liga Europa)
Na sua primeira partida pelo Shakhtar, Douglas Costa entrou aos 20 minutos do segundo tempo, no lugar do meia Jadson. Na época, o time ucraniano atuava em um esquema 4-2-3-1. O atleta era o meia centralizado e tinha Ilsinho na ponta direita, Willian na ponta esquerda e Luiz Adriano à frente. A equipe do Leste Europeu, contudo, perdeu por 2 a 1 para o Fulham-ING, na estreia na Liga Europa.
3) 1/8/2015: Wolfbsurg 1 x 1 Bayern de Munique (6-5 nos pênaltis) (Supercopa da Alemanha)
Contratado à pedido de Pep Guardiola, Douglas Costa estreou pelo Bayern em 2015, na final da Supercopa da Alemanha, contra o Wolfsburg. Na ocasião, o meia foi titular na ponta direita, tendo Robben na ponta esquerda e Lewandowski no ataque. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Apesar de Douglas Costa ter convertido, o Bayern perdeu por 6 a 5. Na época, o lateral Rafinha, hoje no Grêmio, também fazia parte do time alemão.
4) 13/8/2017: Juventus 2 x 3 Lazio (Supercopa da Itália)
Negociado com a Juventus, Douglas Costa estreou pelo time italiano na decisão da Supercopa da Itália, contra a Lazio. O meia iniciou no banco e ingressou no segundo tempo na ponta direita, no lugar do meia Cuadrado. Completavam o setor ofensivo os atacantes Dybala, Mandzukic e Higuaín.
5) 15/10/2020: Duren 0 x 3 Bayern de Munique (Copa da Alemanha)
Emprestado ao Bayern, Douglas Costa reestreou pela equipe alemã na primeira fase da Copa da Alemanha. O atleta foi titular novamente na ponta direita em um time recheado de reservas e de garotos. A equipe de Munique venceu por 3 a 0.