Expulso na vitória do Grêmio sobre o La Equidad, na estreia tricolor na Copa Sul-Americana, Rodrigues está suspenso e não pode enfrentar o Aragua, nesta quinta-feira (6), na Arena. O garoto foi punido pela Unidade Disciplinar da Conmebol com dois jogos de suspensão. Além disso, ele também perdeu espaço e desceu na hierarquia de zagueiros desde a chegada do técnico Tiago Nunes.
Rodrigues cumpriu suspensão na partida contra o Lanús e volta a ficar à disposição na quarta rodada da Sul-Americana, também contra os argentinos, no próximo dia 13, na Arena. Mas isso não significa que o zagueiro será, necessariamente, utilizado. Ele ficou fora da relação de jogadores que venceu o Caxias no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho 2020, domingo (2) passado. O jovem Ruan aproveitou o espaço aberto com a lesão de Kannemann, impressionou nos treinamentos e virou a primeira opção no banco para a defesa.
Atualmente, Paulo Miranda também está à frente na briga por espaço. Desde que se recuperou de lesão, o jogador tem superado Rodrigues como opção.
Ou seja, quando Kannemann estiver a pleno, a dupla de zaga reserva tem Paulo Miranda e Ruan como primeiras opções. Hoje, Rodrigues é a quinta alternativa para a defesa do Grêmio. O zagueiro de 23 anos tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2022.