Depois de superar La Equidad e Lanús, o Grêmio recebe o Aragua, da Venezuela, na Arena, às 19h15min, em busca da terceira vitória na Copa Sul-Americana. Bater o lanterna do Grupo H na noite desta quinta-feira (6) é fundamental para manter ou até mesmo aumentar a folga na liderança da chave e encaminhar a classificação diante do calendário apertado que espera o clube gaúcho neste mês maio.
Com seis pontos, o Tricolor leva três de vantagem para La Equidad e Lanús, que se enfrentam também nesta quinta, às 23h. A partida foi transferida de Bogotá para o Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em razão dos protestos civis que ocorrem em várias cidades da Colômbia contra um projeto de reforma tributária proposto pelo governo.
O Grêmio tem a possibilidade de abrir cinco pontos na liderança caso vença o Aragua e haja empate entre colombianos e argentinos. Se houver vencedor no Paraguai, esse clube ficará como o principal rival gremista na reta final da chave. Depois do Aragua, o Tricolor voltará a jogar na Arena diante do Lanús antes de sair para enfrentar venezuelanos e colombianos longe de Porto Alegre nas duas últimas rodadas do grupo. Apenas o primeiro colocado avança para as oitavas de final.
Vencer o Aragua e ficar em uma situação confortável na Sul-Americana é fundamental para o Grêmio. Se confirmar a classificação para a decisão do Gauchão na volta da semifinal diante do Caxias, no domingo, o Tricolor vai ter uma maratona de jogos até o final do mês. O clube terá, assim, uma sequência de oito partidos no período de 24 dias já incluindo a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Ceará, no Castelão, em 30 de maio.
Mesmo que a Sul-Americana seja a única oportunidade de um título continental em 2021, a direção do Grêmio trata a conquista do tetracampeonato do Gauchão, algo que o clube não alcança desde 1988, como prioridade neste primeiro semestre depois da queda na Libertadores. Ou seja, o Tricolor irá priorizar as partidas finais do Estadual podendo poupar nos últimos jogos da fase de grupos da Sul-Americana.
Estreia na Arena
A partida desta noite marcará a estreia de Tiago Nunes na casamata gremista na Arena. Será o quarto jogo do treinador, que vem de vitórias sobre Ypiranga e Caxias, pelo Gauchão, e Lanús, pela Sul-Americana, como visitante. Com 100% de aproveitamento, o santamariense tentará confirmar o histórico positivo de novos técnicos na casa tricolor. Desde que a Arena foi inaugurada, em dezembro de 2012, apenas Renato Portaluppi, em 2016, perdeu seu primeiro jogo em casa.
O próprio Renato havia iniciado sua passagem anterior no comando do clube, em 2013, com vitória na Arena. Enderson Moreira (2014), Luiz Felipe Scolari (2014) e Roger Machado (2015) também estrearam com pé direito na casa tricolor.
Maio gremista
- Araque (Arena) – Sul-Americana - 6/5
- Caxias (Arena) – Gauchão- 9/5
- Lanús (Arena) – Sul-Americana - 13/5
- Se passar pelo Caxias - Final do Gauchão (ida) - 16/5
- Aragua (Caracas) – Sul-Americana - 20/5
- Se passar pelo Caxias - Final do Gauchão (volta) - 23/5
- La Equidad (Bogotá) – Sul-Americana - 27/5
- Ceará (Castelão) – Brasileirão 30/5