O Grêmio sofreu sua segunda derrota consecutiva no Brasileirão Feminino. Jogando no CT Hélio Dourado, as Gurias Gremistas perderam para o Santos, de virada, por 2 a 1 nesta segunda-feira (10). Jane Tavares abriu o placar para o Tricolor, mas Ketlen e Alanna decretaram a vitória santista. A equipe gaúcha ainda desperdiçou um pênalti na cobrança da zagueira Andreia.
O resultado na sexta rodada deixa o time de Patrícia Gusmão com os mesmos dez pontos, mas com duas posições a menos. Agora, o Grêmio está na sétima colocação, já que o Real Brasília empatou em 1 a 1 com o Bahia.
Após a goleada sofrida para o Palmeiras na rodada anterior, as Gurias Gremistas entraram em campo em busca da recuperação. Patrícia Gusmão optou por recolocar Raíssa no gol — Lorena havia ganhado oportunidades nos dois últimos jogos. No ataque, também houve mudança: Nathane deu lugar a Laís.
Com um início movimentado dos dois lados, o Grêmio teve a primeira grande chance aos 6 minutos, quando o árbitro assinalou pênalti após a conclusão de Gisseli tocar no braço de Fê Palermo, zagueira do Santos. Andreia teve a oportunidade de marcar, mas desperdiçou.
Aos 15 minutos, Jane Tavares apareceu para anotar o décimo gol do Grêmio na competição. De dento da pequena área, a camisa 8 bateu colocado e acertou o ângulo direito da arqueira santista: Grêmio 1 a 0.
Mas a comemoração não durou três minutos. Aos 18, Ketlen aproveitou cruzamento rasteiro de Maria Dias, dentro da pequena área, para marcar o gol de empate. O restante da primeira etapa foi de destaque para as atuações das goleiras, que trabalharam muito e garantiram o empate. Aos 29, Raissa impediu o segundo gol do Santos. Na conclusão de Erikinha, ela se esticou toda para espalmar a bola que ia no ângulo.
Aos 40, foi a vez de Jane Tavares, principal destaque gremista, surpreender a goleira Michele. Quase guardou um golaço do meio da rua, mas a santista conseguiu afastar com as pontas dos dedos.
Com a marcação adiantada, as Sereias da Vila começaram o segundo tempo pressionando. Tinham maior volume no ataque, mas pecavam na finalização. O Grêmio seguia se segurando e tinha dificuldades para ir ao ataque, especialmente após a saída de Jane, no intervalo, para o ingresso de Sinara. A autora do gol sentiu um desconforto.
Aos 11, as Gurias Gremistas chegaram em boa jogada da Rafa, pelo lado esquerdo. Mas, no cruzamento para a pequena área, ninguém apareceu para finalizar. Aos 29, Nathane entrou na vaga Laís Estevam e, no minuto seguinte, arriscou da entrada da grande área, levando perigo ao gol santista.
As visitantes aproveitavam os lances de bola parada para levar perigo. Em duas jogadas seguidas, primeiro com Byanca Brasil, ex-atacante do Inter, que cruzou em cobrança de falta, e depois com a Karen, que arriscou da entrada da grande área, também em lance de falta.
Com uma jogadora a menos após a expulsão de Tchula por falta em Alanna, a situação do Grêmio ficou pior. Depois de tanta insistência, a virada saiu aos 40. Em grande jogada de Cristiane, com direito a drible, Alanna recebeu de Rita e tocou na saída de Raíssa para decretar a vitória do Santos por 2 a 1.
O próximo compromisso das Gurias Gremistas será na quinta-feira (13), contra o Bahia, às 15h, no CT Hélio Dourado.
Campanha do Grêmio no Brasileirão Feminino:
- 6 jogos
- 3 vitórias
- 1 empate
- 2 derrotas
- 10 gols marcados
- 10 gols sofridos