O Grêmio Futebol 7 disputará a terceira final no primeiro ano de parceria com o BCF, time tradicional que passou a representar o Tricolor desde o começo de 2020. Neste sábado (15), a equipe receberá o Sporting Guatemala, representante da América Central, para a final da Liga das Américas — a Libertadores da modalidade — a partir das 20h. Será a primeira partida com Douglas e Falcão juntos em campo. Ambos estavam aposentados e aceitaram o convite do projeto para voltar ao esporte
— Essa competitividade corre nas nossas veias. Se jogando pelada em família a gente já tem vontade de ganhar, imagina um torneio continental. O Douglas sempre jogou em times que brigavam por título, eu também. Representar o Grêmio não é correr só por nós, é por todo um clube gigante, uma torcida, e até pela modalidade que a gente acredita muito no crescimento — comentou Falcão, 43 anos, aposentado do futsal há dois.
— A saudade da bola é muito grande. Quando a gente vê a chance de jogar, já está jogando de novo. Foi muito fácil voltar — complementou Douglas, 39, que trocou as chuteiras de travas maiores pelas de sola emborrachada ao final de 2020.
Será a primeira vez em que ambos atuarão juntos. O técnico Rafael Nunes terá a missão de armar uma dinâmica de jogo que permita a ambos liberdade do meio para o ataque, sem tirar o espaço dos companheiros.
— É uma questão de planejamento. Preparamos a equipe e treinamos para executar isso deixando todos à vontade. Eles têm de jogar com todo potencial — ressalta o treinador.
— Os companheiros entenderam muito bem nossa chegada. Na maioria do tempo em campo são eles que resolvem, não tenho dúvida de que em algum momento nós dois vamos estar no banco incentivando o time — destacou Falcão, na mesma direção da análise de Douglas: — A correria é grande, acho que ele (Falcão) até entendeu melhor as questões táticas, porque o tamanho da quadra é mais próximo ao do futsal.
Os guatemaltecos
O time adversário é formado por jogadores profissionais e foi vice-campeão da seletiva centro-americana, que também contou com times da Argentina e Uruguai. O chaveamento foi formado sem levar em conta a proximidade geográfica porque os vizinhos não podiam cruzar a fronteira por terra devido às restrições da pandemia. Preferiram ir ao México jogar contra os caribenhos. Da mesma forma o campeão, Sidekicks, do México, não conseguiu vir ao Brasil disputar a decisão com o Grêmio.
O Sporting é atual campeão mexicano mantém centro de formação de jogadores no país vizinho, onde aproveitam atletas na própria equipe e também fornecem para outros clubes até mesmo do futebol de campo. O Sporting iniciou viagem no último dia 11, na capital Cidade de Guatemala, com o primeiro voo até o Panamá e depois ingressando no Brasil, aterrissando na Capital gaúcha no dia seguinte.
— Somos um grupo grande e unido de jogadores, todos muito motivados e animados com a possibilidade de ganhar este título — enalteceu Bogar Moreno, destaque da equipe e da seleção mexicana da modalidade, eleito o melhor jogador do mundo em 2017 pela Federação Internacional de Futebol 7.
Sequência na modalidade
As outras duas decisões de campeonato do Grêmio Futebol 7 foram a final do Brasileirão de 2020, perdida para o Flamengo, em dezembro, e a da Copa do Brasil, com derrota para a Chapecoense, em janeiro de 2020. A Liga das Américas, no entanto, é o maior objetivo do projeto desde a criação.
Douglas tem contrato até o final de 2021, enquanto Falcão deixa em aberto seu vínculo enquanto o gestor Fernando Matos precisar dele, já que o camisa 12 vive em São Paulo e só vem a Porto Alegre para os jogos mais importantes. Os próximos grandes compromissos do Tricolor na grama sintética serão o Mundial, em novembro, ainda sem local definido. Ainda há uma Recopa Gaúcha, entre o atual campeão da Taça Governador, o Inter, e o do Gauchão, que o Grêmio disputa.
— Sou muito tranquilo com Gre-Nal, nunca tive problema — garante Douglas, ponderando: — Mas na hora que a bola rolar tem que estar ligado igual, não pode vacilar, já sabemos como é no 7 também.
Grêmio Futebol 7 x Sporting Guatemala
- Sábado (15), 20h
- Complexo Esportivo Rodrigo Mendes, Zona Norte de Porto Alegre (sem acesso do público por conta das restrições da pandemia)
- Transmissão ao vivo via redes sociais da Federação Brasileira de Futebol 7