Antes do primeiro Gre-Nal da decisão do Gauchão, o Grêmio tentará resolver sua vida na Copa Sul-Americana. O Tricolor recebe o Lanús, nesta quinta-feira (12), a partir das 19h15min, na Arena, com a possibilidade de garantir virtualmente a classificação para as oitavas de final em caso de vitória.
Líder do Grupo H com 100% de aproveitamento, o Grêmio soma nove pontos. Segundo colocado, o Lanús tem seis. Caso vença nesta noite, o Tricolor abre seis pontos de vantagem sobre os argentinos com apenas duas rodadas por jogar. A grande diferença no saldo de gols, que neste momento é de dez a um a favor dos gaúchos, faz com que a vaga fique assegurada com vitória, restando apenas a confirmação matemática.
Em busca dessa tranquilidade na Sul-Americana, o Grêmio traçou o planejamento de usar o time titular mesmo que a partida contra o Lanús seja apenas três dias antes do primeiro Gre-Nal da final do Gauchão. A classificação antecipada também é importante para o Tricolor trabalhar a semana que vem com total atenção para o jogo decisivo do Estadual, na Arena, podendo mandar uma equipe toda reserva para encarar o Aragua, na Venezuela, na quinta-feira. Financeiramente, a classificação para as oitavas de final da Sul-Americana também representa a garantia de uma premiação de 500 mil dólares (R$ 2,6 milhões na cotação atual) da Conmebol.
Titular da zaga ao lado de Geromel com a ausência de Kannemann, o jovem Ruan afirmou que o técnico Tiago Nunes tem pedido para o elenco pensar no Gre-Nal somente após o jogo desta noite contra os argentinos.
— Sempre entramos nos torneios com o objetivo de sermos campeões e estamos muito focados na conquista da Sul-Americana. Sabemos que se vencermos estaremos praticamente classificados e só estamos pensando nisso. O professor Tiago e a comissão sempre nos orientam sobre isso. Sabemos que tem o Gre-Nal no fim de semana, mas o foco é a partida contra o Lanús. Depois, pensaremos no clássico. Uma coisa de cada vez — reiterou o defensor.
A partida contra o Lanús também valerá para Tiago Nunes fazer as últimas definições para o Gre-Nal. Como Kannemann ainda não foi liberado para as atividades normais com o elenco, Ruan será mantido como companheiro de Geromel, pelo menos, para o primeiro jogo da final do Gauchão.
Nas laterais, ainda há disputas. Rafinha tem a vantagem na direita, mas Vanderson jogou diante do Caxias no domingo, e teve boa atuação. Na esquerda, após Cortez ter sido titular nos primeiros três jogos do novo treinador, Diogo Barbosa ganhou oportunidade de iniciar nas duas últimas partidas.
No meio-campo, a ausência de Jean Pyerre abriu possibilidade para Darlan ganhar sequência ao lado de Thiago Santos e Matheus Henrique. O ataque tem Ferreira e Diego Souza, os dois destaques da temporada gremista, confirmados. Resta a definição sobre quem será o extrema pela direita. Luiz Fernando e Léo Pereira, que têm se revezando na função, ganharam a concorrência de Léo Chú, recuperado de covid-19. A partida desta noite servirá também para tirar as últimas dúvidas de Tiago Nunes para o Gre-Nal domingo.
Lanús desfalcado
Eliminado na Copa da Liga Argentina no final de semana, o Lanús precisa vencer o Grêmio para manter a esperança de classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana. O time argentino tem uma série de problemas no seu meio-campo para a partida desta noite. O técnico Luís Zubeldía não conta com os seus três principais jogadores do setor.
Autor do gol argentino na derrota para o Tricolor na ida, Tomás Belmonte está lesionado. Facundo Pérez tem uma suspensão a cumprir enquanto Facundo Quignon acertou sua saída do clube para atuar na MLS, dos Estados Unidos, e sequer viajou a Porto Alegre. Ausente na ida por lesão, o atacante Lautaro Acosta voltou a ficar à disposição de Zubeldía e pode até mesmo ser titular na Arena. Ele é um dos três remanescentes do time vice-campeão da Libertadores em 2017. Os outros são o centroavante José Sand e o lateral-direito José Luis Gómez, que está fora da partida de hoje.