O Grêmio venceu o Ypiranga, fora de casa, pela última rodada da primeira fase do Gauchão e na estreia do técnico Tiago Nunes. Ainda no primeiro tempo, a equipe marcou três vezes em cinco minutos — o primeiro foi aos 23, com Diego Souza, e o último com Vanderson, aos 28. No começo da etapa complementar, o Ypiranga diminuiu o placar para 3 a 2.
Na saída de campo, o lateral-esquerdo Cortez analisou a partida, reconhecendo que o time ficou abaixo do esperado no segundo tempo, quando o Grêmio sofreu defensivamente:
— A gente veio com uma proposta do professor Tiago Nunes. Conseguimos impor nossa maneira de jogar no primeiro tempo. Ele alertou para a gente voltar focado, mas entramos um pouco desligados no segundo tempo e tomamos os gols. Vamos ver o que o professor vai passar para não cometermos mais isso. Agora é hora da decisão, descansar que quinta-feira já tem outra batalha para a gente.
Com o resultado, o Tricolor conseguiu se classificar em primeiro lugar, garantindo o segundo jogo das semifinais na Arena. O time de Tiago Nunes irá enfrentar o Caxias na próxima fase da competição.
O próximo jogo do Tricolor será na Argentina, contra o Lanús, na quinta-feira, às 21h30min, pela Sul-Americana. O confronto valerá a liderança do Grupo H da competição, visto que os dois clubes venceram na primeira rodada.