O Grêmio já está em São Paulo para a decisão da Copa do Brasil. Depois de dois dias concentrado em um resort na cidade de Atibaia, a 68 km da capital paulista, os dois ônibus que transportam a delegação de 82 pessoas chegaram exatamente às 14h30min da tarde deste sábado (6) no Hotel Intercontinental, onde o grupo permanecerá até momentos antes da partida deste domingo (7), às 18h, contra o Palmeiras.
Em Atibaia, Renato Portaluppi teve o anúncio da renovação de seu contrato e já trabalhou com a direção os nomes de possíveis reforços para a temporada 2021, que já está em andamento.
Além das conversas com os dirigentes do clube, o treinador também realizou duas atividades táticas, onde experimentou distintas formações de equipe. Sabedor do mau desempenho de seu time, ele pode promover até três trocas: na lateral-direita, no meio-campo e no ataque.
Nós treinamentos em Atibaia, Renato formatou a equipe com Vanderson e Ferreira entre os titulares e no meio fez variações com as presenças de Lucas Silva ou Thaciano, além de também utilizar o mesmo time que começou a partida da última semana em Porto Alegre. Victor Ferraz, Jean Pyerre, Pepê e Alisson foram os sacados, em momentos distintos dos trabalhos.
Durante a semana, um dos diagnósticos da baixa produção da equipe é de que alguns jogadores apresentam queda física, técnica e até de confiança. Por isso, a vinda antecipada para o período de treinamentos e conversas de Renato, da direção e das principais lideranças do elenco, composto por 34 atletas.
As alterações no time visam dar maior rendimento físico ao time, com um poder maior de movimentação, já que o Palmeiras é uma equipe de transição bastante rápida. A tendência é que Vanderson e Ferreira comecem a partida, enquanto o meio ainda será definido, mas provavelmente não conte com Jean Pyerre.
Uma provável escalação tem: Paulo Victor; Vanderson, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Thaciano ou Jean Pyerre), Maicon e Matheus Henrique; Alisson (Ferreira), Diego Souza e Ferreira (Pepê).
Palmeiras e Grêmio jogam neste domingo (7), às 18h, em São Paulo. Por ter vencido o primeiro confronto, o time paulista pode até empatar para ficar com o título. Já os gaúchos precisam vencer por 1 a 0 para forçar a decisão por pênaltis ou então por qualquer placar a partir de dois gols de diferença para conquistar o hexacampeonato nos 90 minutos.