A atualização dos números do projeto SuperDupla não apresentou alterações no top 5 gremista. Porém, com a atuação diante do Santos, o atacante Pepê voltou a pontuar bem, aumentando distância para o terceiro colocado e diminuindo a vantagem do goleiro Vanderlei, que continua no topo do ranking de estatísticas.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Vanderlei: 654,7 pontos
Com 82 defesas difíceis e 33 simples, o goleiro gremista se mantém na dianteira pela 20ª semana consecutiva. No entanto, ele viu o vice-líder Pepê se aproximar: a vantagem caiu de 118,6 para 112,1 pontos. E, como Vanderlei será preservado diante do Botafogo nesta segunda-feira (8), esta distância irá encurtar ainda mais na próxima semana.
Pepê: 542,6 pontos
Embora o Tricolor não tenha conquistado a vitória contra o Santos, na última rodada, o Pepê teve uma boa atuação, o que lhe fez aumentar a distância para o terceiro colocado Matheus Henrique. Além disso, o atacante reassumiu a liderança de assistências para finalizações (48), ultrapassando Jean Pyerre (39).
Matheus Henrique: 526,1 pontos
O volante continua sendo o maior passador do elenco (1.953), com 571 passes certos a mais do que Lucas Silva, que é o segundo colocado neste quesito.
Diego Souza: 499,2 pontos
Goleador do futebol brasileiro, o centroavante gremista também é quem mais finalizou contra o gol adversário: 40 vezes — 10 a mais do que o vice-líder Pepê.
Lucas Silva: 475,3 pontos
O volante que retomou a titularidade na equipe de Renato Portaluppi se destaca em dois quesitos: como vice-líder em passes (1.382) e desarmes (55), atrás de Matheus Henrique e Diogo Barbosa, respectivamente.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9