Em um dos Campeonatos Brasileiros mais disputados dos últimos anos, seis equipes ainda sonham com o título nacional. E, justo nesta 31ª rodada, todas elas se enfrentam, podendo alterar totalmente a tabela de classificação.
Atualmente em sexto lugar, o Grêmio recebe o terceiro colocado Atlético-MG, na Arena, às 19h15min desta quarta-feira (20). Portanto, aperte os cintos, puxe a calculadora e confira o que pode acontecer com o time gremista.
Vitória
Se vencer seu compromisso, o Tricolor alcançará os mesmos 53 pontos da equipe mineira, mas com três vitórias a menos. Ou seja, dormirá no G-4. Porém, sua permanência na quarta colocação não será definitiva na rodada, já que Flamengo e Palmeiras se enfrentam às 19h de quinta, no Maracanã.
Uma vitória palmeirense fará o time paulista somar 54 pontos. Caso os flamenguistas vençam, chegarão aos 55 pontos. E, com um empate, os cariocas terminarão a rodada com 53 pontos, também com um número de vitórias superior ao do Grêmio (15 contra 13).
Empate
Até aqui, ninguém empatou mais do que os comandados de Renato Portaluppi nesta edição do Brasileirão. Se chegarem ao 15º placar igualado, os gremistas ficarão com 51 pontos, sem chances de deixar o sexto lugar.
Derrota
Se empatar já é mau negócio, imagine perder. Estacionado nos 50 pontos, o Grêmio pode encerrar a rodada a até cinco pontos do G-4 (caso o Flamengo vença na quinta-feira). Se o Palmeiras vencer, a distância será de quatro pontos. Neste cenário, é melhor torcer para que haja um empate entre flamenguistas e palmeirenses, no Rio de Janeiro. Assim, a distância para o G-4 seguiria sendo de apenas três pontos.
O problema é que o Tricolor começaria a olhar para o retrovisor outra vez. Com uma vitória sobre o Coritiba, nesta quarta, o Fluminense chegaria aos 49 pontos, colado no Grêmio.
20/1: Grêmio x Atlético-MG, às 19h15min (Arena)
20/1: São Paulo x Inter, às 21h30min (Morumbi)
21/1: Flamengo x Palmeiras, às 19h (Maracanã)