Após vencer o Vasco por 4 a 0, na Arena, o Grêmio entrou pela primeira vez na zona de classificação direta para a Libertadores. O Tricolor é quarto colocado, com 40 pontos, e ainda tem um jogo atrasado, contra o Flamengo, por realizar.
Neste sábado (12), o Grêmio enfrenta o Goiás, às 21h, no Estádio da Serrinha. Em caso de vitória, o Tricolor poderá consolidar a presença no G-4 da competição. Um revés, no entanto, pode significar uma queda para o oitavo lugar. Confira o que representa cada partida da 25ª rodada do Brasileirão para a equipe gremista:
Athletico-PR x Atlético-MG (sábado, 17h, Arena da Baixada)
O time mineiro é o vice-líder do Brasileirão, com 43 pontos. Caso vença o duelo contra os paranaenses, poderá abrir uma distância de seis pontos. Se o Atlético-MG perder, o Grêmio terá a chance de igualar a pontuação, ficando atrás na tabela por conta dos critérios de desempate.
Palmeiras x Bahia (sábado, 19h, Arena do Palmeiras)
Os paulistas estão atrás do Grêmio e somam 38 pontos. O Palmeiras também tem uma partida atrasada. Vencendo os baianos, pode até tirar o Grêmio do G-4, caso o Tricolor não tenha sucesso no confronto diante do Goiás.
Inter x Botafogo (sábado, 19h, Beira-Rio)
Secar o rival já faz parte do rotina do torcedor gremista. Nesta reta final do Brasileirão, a prática é ainda mais necessária. Se vencer o Goiás e o Inter tropeçar, a distância na pontuação pode chegar aos cinco pontos.
Flamengo x Santos (domingo, 16h, Maracanã)
Atualmente, o Flamengo aparece em terceiro lugar, a dois pontos do Tricolor. Caso o Rubro-Negro saia vitorioso, terá a possibilidade de abrir uma distância de cinco pontos. Se o Santos triunfar, poderá se aproximar perigosamente do Grêmio. Situação em que um empate não parece ser má ideia.
Corinthians x São Paulo (domingo, 18h15min, Arena Corinthians)
O São Paulo chegou aos 50 pontos e se consolidou na liderança da competição. Sendo assim, se ainda quiser sonhar com o título, resta ao Grêmio torcer por uma estagnação do time paulista. Que comece neste fim de semana.
Vasco x Fluminense (domingo, 20h30min, São Januário)
O Fluminense, que não conta mais com o comando de Odair Hellmann, está logo atrás do Grêmio na tabela. Se empatar, alcança os mesmos 40 pontos, superando o Tricolor no número de vitórias. Se vencer, chegará aos 42, obrigando o time de Renato Portaluppi a fazer sua parte para não ficar para trás.
Confira a atual classificação Brasileirão
1º) São Paulo: 50 pontos (14 vitórias e saldo 22)
2º) Atlético-MG: 43 pontos (13 vitórias e saldo 12)
3º) Flamengo*: 42 pontos (12 vitórias e saldo 7)
4º) Grêmio*: 40 pontos (10 vitórias e saldo 12)
5º) Fluminense: 39 pontos (11 vitórias e saldo 8)
6º) Inter: 38 pontos (10 vitórias e saldo 11)
7º) Palmeiras*: 38 pontos (10 vitórias e saldo 10)
8º) Santos: 38 pontos (10 vitórias e saldo 7)
* Clubes com um jogo a menos