Logo após o empate no último Gre-Nal pelo Brasileirão, no começo do mês de outubro, Renato Portaluppi profetizou que o Grêmio iria decolar no campeonato. Os números comprovam que após a manifestação do treinador a campanha gremista na competição nacional, e também nos demais torneios, acabou mudando de patamar. São dois recortes levantados pela reportagem de GZH: partidas apenas no Campeonato Brasileiro e outro com as demais disputas.
Apenas no Brasileirão
O Tricolor perdeu apenas um jogo desde o começo do último mês. Na Vila Belmiro, contra o Santos, em confronto que houve reclamação da atuação da equipe de arbitragem. Desde então foram mais cinco jogos, somados com um embate anterior, que foi vencido contra o Coritiba, a equipe gaúcha manteve a decolagem prometida: cinco vitórias, um empate e a derrota relatada.Os adversários vencidos foram: Coritiba, Botafogo, Bragantino, Athletico-PR e Fluminense. O empate, que até hoje não é bem digerido também pela atuação da arbitragem no Morumbi, foi contra o São Paulo. No período, apenas no Campeonato Brasileiro, foram 11 gols assinalados e seis sofridos.
Com Libertadores e Copa do Brasil
Ampliando o levantamento para os enfrentamentos pelas demais disputas, os números seguem melhores, já que nos outros três jogos disputados no recorte são duas vitórias e um empate conquistado. Os triunfos foram contra o Juventude, pelo torneio eliminatório nacional, e o empate diante do América de Cali na Libertadores. Em números gerais, são sete vitórias desde a declaração de Renato, dois empates e apenas uma derrota. 14 gols marcados e a defesa foi vazada em sete oportunidades. O fato é celebrado internamente entre membros da comissão técnica e departamento de futebol, mas acredita-se que ainda é possível deslanchar ainda mais até o final da temporada e melhorar o rendimento técnico com os bons resultados recentes.
Confira a sequência gremista desde a promessa de Renato:
- Coritiba (Brasileirão): vitória por 2 a 1, na Arena
- Santos (Brasileirão): derrota por 2 a 1, na Vila Belmiro
- Botafogo (Brasileirão): vitória por 3 a 1, na Arena
- São Paulo (Brasileirão): empate em 0 a 0, no Morumbi
- América de Cali (Libertadores): empate em 1 a 1, na Arena
- Athletico-PR (Brasileirão): vitória por 2 a 1, na Arena da Baixada
- Juventude (Copa do Brasil): vitória por 1 a 0, na Arena
- Bragantino (Brasileirão): vitória por 2 a 1, na Arena
- Juventude (Copa do Brasil): vitória por 1 a 0, no Alfredo Jaconi
- Fluminense (Brasileirão): vitória por 1 a 0, no Maracanã