A atuação no Paraguai, pela Libertadores, em que deu passe para o gol de Jean Pyerre e marcou o segundo gol do Grêmio na vitória sobre o Guaraní-PAR, fez Pepê ganhar uma posição no projeto SuperDupla. Com a atualização dos números, o jovem atacante retoma a vice-liderança, que havia perdido para o volante Matheus Henrique na semana passada. O goleiro Vanderlei, porém, segue intacto na dianteira do ranking de estatísticas tricolor.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Vanderlei: 417,3 pontos
Já são 10 semanas consecutivas em que o goleiro lidera o top 5 gremista. Na exibição da última quinta-feira, em Assunção, Vanderlei ainda agregou mais duas defesas consideradas difíceis, ostentado agora 22 intervenções deste tipo.
Pepê: 363 pontos
Além de ter superado Matheus Henrique no ranking geral, o atacante se aproximou da liderança em outros dois quesitos. No número de finalizações, onde aparece atrás apenas de Diego Souza (24 contra 26), e em assistências, sendo superado por Jean Pyerre e Alisson, que têm 28 — ele tem 25.
Matheus Henrique: 356,7 pontos
Não foi por demérito seu que o jovem volante caiu para o terceiro lugar. Até porque ele se mantém disparado como o jogador que mais acertou passes em todo o elenco (1231). Atrás dele vem o zagueiro David Braz, com 883 passes certos.
Diego Souza: 314,4 pontos
O goleador do Grêmio na temporada manteve-se na quarta colocação geral. Ele é o atleta que mais finalizou contra os goleiros adversários: 26 vezes.
Lucas Silva: 309,4 pontos
Embora não seja mais titular da equipe, o volante figura como o vice-líder em desarmes. Com 39 roubadas de bola, ele só é superado pelo lateral-direito Orejuela, que desarmou 42 vezes.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9