O Grêmio começará na quinta-feira (26), em Assunção, contra o Guaraní-PAR, a disputa das oitavas de final da Libertadores. Depois de encerrar o Grupo E na liderança, com 11 pontos e a sétima melhor campanha no geral, o time de Renato Portaluppi tem algumas alterações importantes desde a estreia, no dia 3 de março, contra o América de Cali.
Alguns jogadores já deixaram o clube: casos de Everton Cebolinha (Benfica), Luciano (São Paulo), Caio Henrique (Mônaco) e Thiago Neves (Sport). Outros chegaram à Arena: Luiz Fernando, Robinho, Everton, Diego Churín, Diogo Barbosa e César Pinares.
Entre idas e vindas, além de seis meses de paralisação por causa da pandemia de covid-19, o Grêmio já utilizou 31 jogadores na Libertadores deste ano — apenas o goleiro Vanderlei e o atacante Diego Souza atuaram em todas as partidas.
Para o jogo desta quinta, Renato não contará com Kannemann, suspenso, e já definiu que David Braz será o substituto. Nas laterais, a tendência é por Victor Ferraz e Diogo Barbosa, mas Orejuela e Cortez não podem ser descartados. No meio, o companheiro de Matheus Henrique deve ser Darlan, mas Lucas Silva corre por fora para começar a partida.
Do time que estreou em março, quatro jogadores não estarão em campo. Dois deles já deixaram Porto Alegre, Everton Cebolinha e Caio Henrique, e os outros dois estão no departamento médico, Maicon e Alisson. A equipe que derrotou o América de Cali, por 2 a 0, gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique, jogou com: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel (Paulo Miranda), David Braz e Caio Henrique; Lucas Silva, Matheus Henrique (Cortez) e Maicon (Thaciano); Alisson, Diego Souza e Everton Cebolinha.
Com a projeção do time que deve atuar na quinta, seis jogadores serão os mesmos: Vanderlei, Victor Ferraz, Geromel, David Braz, Matheus Henrique e Diego Souza. A lista poderá chegar a sete, se Renato optar por Lucas Silva em vez de Darlan.
O Grêmio viaja na tarde desta terça-feira de São Paulo para Assunção. Na capital paraguaia, ainda irá realizar mais um treinamento antes do jogo contra o Guaraní, mas a provável formação tem Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela), Pedro Geromel, David Braz e Diogo Barbosa (Cortez); Matheus Henrique e Darlan (Lucas Silva); Luiz Fernando, Jean Pyerre e Pepê; e Diego Souza.
Veja a lista de quem já atuou pelo Grêmio na Libertadores 2020:
6 jogos - Vanderlei e Diego Souza
5 jogos - Matheus Henrique e Alisson
4 jogos - Pedro Geromel, David Braz, Lucas Silva, Cortez, Pepê, Orejuela, Luiz Fernando e Robinho
3 jogos - Victor Ferraz, Maicon, Darlan, Thaciano, Isaque, Rodrigues, Ferreira
2 jogos - Kannemann, Caio Henrique, Ruan, Everton Cebolinha e Guilherme Azevedo
1 jogo - Jean Pyerre, Diogo Barbosa, Paulo Miranda, Lucas Araújo, Everton, Luciano e Rildo