O Grêmio insiste na contratação de Gastón Ramírez. O meia uruguaio, que está na Sampdoria, é o ficha 1 para ser o reforço tão aguardado para a articulação da equipe de Renato Portaluppi. Para que isso se concretize, há três pessoas envolvidas: Carlos Amodeo, CEO do clube, é o responsável pelas conversas pelo lado gaúcho, enquanto o estafe de Gastón é representado por dois agentes.
Os contatos entre as partes são feitos diariamente. Segundo apuração de GZH, as conversas iniciaram há algumas semanas. Pelo lado do Tricolor, no modelo da gestão de Romildo Bolzan, Amodeo sempre participa ativamente quando o assunto é investimentos.
Com a queda de Klauss Câmara, antigo executivo do departamento de futebol, há um mês, as negociações passaram a ser tocadas também pelo CEO gremista, que foi peça importante para trazer Churín para a Arena. A intenção é buscar uma reposição na área executiva apenas para 2021, logo o encarregado é o profissional que está no cargo apontado como um dos pilares do bom momento financeiro da instituição.
O elo entre os clubes é realizado pelos agentes do atleta: Oscar e Pablo Betancourt. A dupla, também uruguaia, acompanha o meia desde os tempos de Peñarol e foi responsável pela intermediação em toda a trajetória futebolística. Ambos são sócios e primos e foram responsáveis, por exemplo, pela transferência de Nico López para o Inter, em 2016, após passagem pelo Nacional-URU. Oscar é quem mais tem conversado com a Sampdoria, enquanto Pablo tem mais contato com o Tricolor.
Há otimismo entre as partes envolvidas que o desfecho possa ser positivo e Ramírez seja jogador do Grêmio, apesar da divergência de valores entre os clubes: os gaúchos querem pagar 2 milhões de euros (R$ 13,6 milhões), já os italianos pedem 5 milhões (R$ 33,5 milhões).
O Tricolor insiste na oferta inicial e acredita no poder de convencimento do atleta perante os detentores dos seus direitos na facilitação da liberação. Porém, outras alternativas são recebidas e debatidas. A janela para transferências do exterior está aberta até o dia 9 de novembro, ou seja, restam 11 dias para contratação e regularização de um novo reforço.