Em cerimônia realizada na sede da Federação Gaúcha de Futebol na tarde desta segunda-feira (19), Grêmio e Inter assinaram um compromisso para terem oito episódios de uma série sobre a rivalidade entre os clubes. O material, que tem previsão para 2022, será conduzido pela produtora Giros, que tem experiência no audiovisual e teve conteúdo analisado pelo Oscar em 2016. O nome do seriado já está definido: "Gre-Nal - o maior clássico da América".
A solenidade durou cerca de 30 minutos e contou com a participação dos mandatários de Inter, Marcelo Medeiros, Grêmio, Romildo Bolzan, e FGF, Luciano Hocsman. Todos se manifestaram e celebraram o acordo para a iniciativa:
— O que acontece no Rio Grande do Sul é diferenciado — valoriza Bolzan sobre a rivalidade.
— Data histórica por um grupo cultural do centro do país escolher o clássico para contar a nossa história — enfatiza Medeiros.
Segundo a direção da Giros, o trabalho de captação será iniciado em 2021 e a previsão de lançamento é apenas para 2022. Serão oito episódios de 50 minutos contando a importância do jogo para a cidade e para os gaúchos. No entendimento dos diretores da produtora, a aposta é de que o material vai conseguir colocar "o futebol e o clássico no patamar que eles merecem".
A empresa responsável para expandir a marca do duelo gaúcho tem 23 anos de experiência no mercado e acumula uma indicação na long list do Oscar em 2016 pelo filme Menino 23, além de 70 séries exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais. O custo para filmagens e investimento partirá toda da produtora, que tem sede em São Paulo. Os clubes lucrarão com royalties pela venda e exposição das marcas.
Há o entendimento que plataformas de streaming deverão adquirir facilmente o conteúdo. De acordo com os dirigentes, a promessa é de que o material final seja semelhante aos conteúdos que viralizaram nos últimos meses como: Matchday, que contou a história da temporada 2018/19 do Barcelona ou The Last Dance, que documentou a campanha do Chicago Bulls na temporada 1997/1998 na NBA.