O Grêmio segue trabalhando para a contratação de Gastón Ramírez. A direção gremista tem mantido contatos diários com o representante do uruguaio, Pablo Betancourt, que tenta viabilizar uma saída da Sampdoria, da Itália, clube com o qual o meia tem contrato até o final de junho de 2021, e segue otimista quanto ao desfecho da negociação.
Apontado com as características pedidas pelo técnico Renato Portaluppi, o canhoto revelado pelo Peñarol vem sendo utilizado pelo técnico Claudio Ranieri mesmo que sua situação não esteja definida. No último sábado (24), antes da vitória sobre a Atlalanta, o diretor-esportivo Carlo Osti, falou sobre a situação do jogador.
— Ele tem contrato encerrando, assim como outros jogadores. Pode ser que eles definam conversar sobre uma renovação, mas também nós, como clube, vamos definir se ainda seguiremos juntos no futuro — disse o dirigente ao canal italiano Sky Sports.
Momentos antes, Gastón Ramírez também havia concedido entrevista para a emissora, quando afirmou que estava tranquilo quanto ao futuro.
— Estou tranquilo quanto a ele, graças ao técnico. Ele me passou a serenidade que o jogador precisa nesses momentos. Não é a situação que o clube gostaria, com um jogador terminando o contrato, mas ficar aqui tendo a confiança do treinador é importante pra mim — afirmou.
Para que o desfecho das negociações seja o esperado pelo Grêmio, é necessário que a equipe italiana aceite liberar o atleta imediatamente, em virtude da proximidade do final de seu vínculo, ou então que os valores de um possível ressarcimento fiquem bem abaixo dos 6,3 milhões de euros pagos pelos genoveses ao Southampton, da Inglaterra, em agosto de 2017.
A diretoria do Grêmio não trabalha com prazos para definir a vinda do meia que completará 30 anos em dezembro. Porém, como a janela de transferências será fechada em 9 de novembro, restam duas semanas para que o clube traga o armador pedido por Renato a tempo de ser inscrito para o Brasileirão, que tem data de novas inscrições até 20 de novembro, e para o confronto das oitavas de final da Libertadores, contra o Guaraní-PAR, que serão disputados a partir de 26 do próximo mês.
Nesta terça-feira, a Sampdoria venceu a Salernitana, por 1 a 0, pela terceira fase da Copa Itália, e o uruguaio foi preservado, assim como todos os titulares do técnico Claudio Ranieri.