Os dois pênaltis cometidos contra o Santos não causaram somente a derrota na Vila Belmiro neste domingo (11), mas também colocaram o Grêmio como líder de uma estatística incômoda: o time que mais cometeu pênaltis no Brasileirão de 2020. No total, o Tricolor fez cinco faltas dentro da própria área, assim como Corinthians, Coritiba e Vasco.
Ainda há outro ponto negativo que pesa contra a equipe gremista. Ao contrário do que ocorreu com os outros clubes, todas as cobranças encontraram as redes. O corintiano Cássio, inclusive, defendeu o chute do gremista Diego Souza, na Arena. Wilson, do Coritiba, e Fernando Miguel, do Vasco, também defenderam as finalizações de Jô, do Corinthians, e Alerrando, do Bragantino, respectivamente. Já Vanderlei não conseguiu impedir nenhum dos gols.
A primeira penalidade marcada contra o Grêmio se deu na quarta rodada, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã. No final da partida, Gabigol chutou de longe e a bola explodiu no braço de Kannemann. O próprio atacante tratou de cobrar para o fundo do gol.
O segundo pênalti foi anotado na sétima rodada, na derrota dentro de casa, por 2 a 1, para o Sport. Na ocasião, o lateral-direito Orejuela derrubou o atacante Leandro Barcia, e coube ao zagueiro Iago Maidana executar a batida. O terceiro foi no Gre-Nal, que terminou empatado em 1 a 1, na Arena, quando a bola bateu no braço do lateral-esquerdo Bruno Cortez. Na cobrança, o colorado Thiago Galhardo ainda acertou a trave, mas a bola bateu nas costas do goleiro tricolor e entrou.
Por fim, as duas últimas faltas dentro da área gremista foram anotadas diante do Santos — a mão de Paulo Miranda desviou um cruzamento na etapa inicial, e David Braz atingiu o ex-gremista Marinho no segundo tempo. O próprio atacante santista foi responsável por deslocar Vanderlei em ambas as cobranças.
Confira os times que mais cometeram pênaltis no Brasileirão 2020:
5 pênaltis
Grêmio, Corinthians, Coritiba e Vasco
4 pênaltis
Athletico-PR e Botafogo
3 pênaltis
Atlético-GO, Bahia, Bragantino, Goiás, Inter, Palmeiras e São Paulo
2 pênaltis
Ceará, Fluminense, Santos, Sport
1 pênalti
Atlético-MG, Flamengo e Fortaleza