O Grêmio de Renato Portaluppi tem sofrido com as expulsões em 2020 ao mesmo tempo em que tem queda de rendimento em campo. Trata-se de um dos clubes que mais recebeu cartões vermelhos no Campeonato Brasileiro. Contra o Santos, foi a vez de David Braz.
A comparação com o ano passado sustenta ainda mais o problema das expulsões do Grêmio. No Brasileirão 2019, apenas dois atletas gremistas receberam cartão vermelho. Rafael Galhardo recebeu na partida contra o Fortaleza, no Castelão, e Diego Tardelli, no jogo diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada.
Em apenas 14 partidas realizadas pelo Grêmio no campeonato em 2020, já são cinco jogadores expulsos: Geromel (Atlético-GO), Matheus Henrique (Bahia), Luiz Fernando (Fortaleza), Bruno Cortez (Inter) e David Braz (Santos). Santos, Vasco e Coritiba, além do Tricolor, são os clubes com o pior ranking neste quesito na competição.
A estatística piora nos números gerais da temporada. Na Libertadores, além daquelas quatro expulsões no Gre-Nal da Arena, David Braz também foi para o vestiário mais cedo no confronto contra a Universidad Católica. Também houve o vermelho para Orejuela no clássico pelo segundo turno do Gauchão.
Quais são as razões para tantas expulsões? A questão psicológica pode ser uma delas, mas também pode haver um fator tático. De qualquer maneira, é um desafio para Renato Portaluppi trabalhar com seu grupo de jogadores.
Expulsões do Grêmio no Brasileirão
- Geromel (Atlético-GO) - 2º amarelo
- Matheus Henrique (Bahia) - 2º amarelo
- Luiz Fernando (Fortaleza) - vermelho direto
- Bruno Cortez (Inter) - 2º amarelo
- David Braz (Santos) - 2º amarelo