O Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na Grande Porto Alegre, que é utilizado pelo clube para jogos das categorias de base e que também já recebeu partidas do futebol feminino do Grêmio passa por uma remodelação e esta semana teve o acionamento de seus sistema de iluminação artificial.
Com as luzes colocadas no Pavilhão Aírton Ferreira da Silva, nome dado ao mini-estádio do CT, que este ano recebeu um partida da equipe principal do Tricolor, contra o Ypiranga, pela fase classificatória do Gauchão, o clube poderá sediar jogos noturnos.
Para o acionamento do sistema, o Grêmio contou com a presença de um equipe técnica contratada pela CBF, para que testes fossem realizados para verificar o nível de iluminação incidindo em todo o gramado, a fim de identificar a necessidade de possíveis ajustes e, assim, estabelecer o máximo aproveitamento dos conjuntos de refletores compostos por luzes de led.
— Esta iluminação foi instalada e regulada de maneira uniforme em todo o campo, buscando o melhor aproveitamento possível. Agora, este teste minucioso estabelece uma malha em todo o campo, dividido em quadrantes, que vai apontar manchas de sombra. Assim será possível ajustar as luminárias e fazer as regulagens que ainda sejam necessárias — explica o engenheiro Fernando Radin, gerente de patrimônio do Grêmio.
Em cada poste foram instaladas sete placas, compostas por oito lâmpadas em cada, totalizando 56 lâmpadas. Dessa forma, no conjunto de cinco postes em torno do campo são 280 lâmpadas em funcionamento. Além disso, na platibanda do pavilhão são mais sete placas com 16 lâmpadas em cada, somando 112 luminárias. Asim, todo o conjunto de iluminação compreende 392 lâmpadas de led, com a capacidade média de 250 lux de fluxo luminoso sobre o campo de jogo.
— A ideia é que possamos receber partidas noturnas. Assim podemos minimizar custos deixando de alugar estádios de outros clubes, ao mesmo tempo em que buscamos implementar uma iluminação superior ao que víamos nesses locais. Claro que não será como um padrão do que temos, por exemplo, na Arena. Mas será algo que atenderá as nossas necessidades. Colocamos conjuntos de iluminação de led, o que permite um consumo bem menor de energia. Construímos uma subestação de energia para suprir a necessidade aqui do mini-estádio no CFT, assim como das novas instalações nas obras que estão em andamento —conclui Radin.
O CT Hèlio Dourado está localizado a 20 quilômetros do centro de Porto Alegre e foi inaugurado em setembro de 2000, marcando os 97 anos de fundação do clube, e seu nome é uma homenagem ao ex-conselheiro, ex-vice-presidente de várias áreas e presidente do clube entre 1975 e 1981, período no qual o Grêmio conquistou seu primeiro título de expressão nacional, o Brasileirão de 1981. Dourado também foi o grandes responsável pela conclusão das obras de ampliação do Estádio Olímpico. O dirigente faleceu em agosto de 2017, aos 87 anos.