A direção do Grêmio utiliza os resultados dos exames de covid-19 realizados na véspera do Gre-Nal para fazer mistério sobre a escalação para o clássico. Apenas na hora anterior ao apito inicial, marcado para às 17h do sábado (3), o torcedor saberá quem está apto ou não para jogar na Arena. Além dessas incertezas, os desfalques confirmados são a dupla de zaga, já diagnosticados com o coronavírus. Renato pode aproveitar os desfalques para inovar.
Sendo assim, surpresas podem aparecer desde o setor defensivo até o ataque. Rodrigues, o zagueiro de 22 anos que fez o segundo gol na vitória tricolor sobre a Universidad Católica, na terça (29), pela Libertadores, cresce como cotado para jogar o segundo clássico. Isaque, outro garoto que se destacou no Gre-Nal da final do turno do Gauchão, também pode aparecer. Everton, afastado por sintomas gripais há duas semanas, segundo a comunicação do clube, também pode surgir no banco ou no campo.
Cinco surpresas que Renato poderia apresentar no time titular do Grêmio
1) Orejuela e Victor Ferraz
Os laterais direitos protagonizam uma das melhores brigas por posição dos últimos anos do elenco gremista. Caso Alisson, um dos que mais entraram em campo na temporada, precise começar no banco ou até fique de fora, Renato pode inovar colocando Victor Ferraz na linha de defesa e o colombiano apelidado de "Panita" como extrema. A improvisação inédita ocuparia a lateral esquerda colorada, que deve ter o retorno de Uendel, com a possibilidade de troca de função entre os gremistas ao longo da partida.
2) Rodrigues de volante
Se Renato optar por Paulo Miranda na zaga, uma adaptação de Rodrigues na frente da defesa seria opção para a saída de jogo. Contra os chilenos, o garoto mostrou que sabe sair jogando e aparece na frente quando percebe o espaço. Tanto uma formação com dois como a com três volantes titulares podem combinar as características de Matheus Henrique, Lucas Silva e Darlan mais livres para jogar enquanto o zagueiro Tonhão desempenha a primeira função do meio. Maicon também aparece como alternativa, mas provavelmente começando o jogo no banco.
3) Diogo Barbosa titular
Caso Renato queira ver uma parceria diferente ajudando Pepê no ataque, Diogo Barbosa pode substituir Bruno Cortez pelo flanco esquerdo. A mudança aumentaria consideravelmente o refinamento técnico no trabalho ofensivo por aquele lado do campo. A tentativa demandaria certa adaptação do sistema defensivo para compensar as subidas do lateral ex-Palmeiras. Cortez já teve coronavírus e, na teoria, não corre risco de reinfecção, portanto não seria uma inovação forçada pelos testes feitos na sexta-feira (2).
4) Ferreira e Pepê juntos
Outra alternativa para uma eventual ausência de Alisson, líder em minutagem no setor ofensivo gremista. Assim como nos tempos de Everton, Pepê entrava no decorrer de partidas pelo lado direito do ataque enquanto o Cebolinha mantinha sua função pela esquerda. A dobradinha de velocistas ocuparia os dois laterais colorados. A surpresa pode, ainda, dar mais fôlego aos volantes gremistas que preferem jogar com a bola no pé a cobrir as subidas de Uendel e Rodinei.
5) Maicon desde o começo
O volante de duas derrotas em 13 clássicos gosta de ganhar Gre-Nal tanto quanto Renato. Sua condição física é uma incógnita, após mais uma lesão aos 35 anos de idade, mas a diferença que ele faz em campo é notória. Mesmo sem a integridade muscular necessária para desempenhar 90 minutos de futebol, participou de gols e ajudou a organizar o jogo gremista nos últimos enfrentamentos com o Inter para os quais estava liberado pelo departamento médico.