O Grêmio não foi páreo para as atuais pentacampeãs cariocas do Flamengo, e perdeu por 2 a 0 nesta segunda-feira (28), na última partida da 11ª rodada do Brasileirão Feminino, no Giulite Coutinho, em Mesquita, Rio de Janeiro. Foi a terceira derrota seguida das Gurias Gremistas, que seguem na zona de classificação para o mata-mata da Série A1. A equipe da técnica Patrícia Gusmão tem 18 pontos e mais quatro jogos para permanecer no G-8, onde foram alcançadas em pontos pelas adversárias cariocas.
O Flamengo dominou os primeiros minutos de jogo com toque de bola, mas foi surpreendido por bom contra-ataque aos 8 minutos. Marta recebeu sem marcação e arriscou um chute da entrada da área. A finalização foi boa, mas melhor ainda seria um cruzamento para Karina, que esperava livre dentro da área em melhor posição para a conclusão.
As cariocas frequentaram outra vez a área gremista, aos 11, com perigo mas ainda sem finalização. Essa foi a rotina dos 25 minutos iniciais: Flamengo com a bola no campo gremista, dominando, mas sem chances claras de gol. Rafa Barros tratou de arriscar primeiro, com chute forte da entrada da área passando por baixo da marcação, mas que parou nas mãos da goleira tricolor.
O Grêmio soube se defender, mas não conseguiu organizar o próprio jogo. A marcação nas pontas obrigava que as jogadas do Flamengo terminassem no paredão formado por Ana e Andressa no meio da zaga, ou em escanteio - foram cinco para as cariocas até os 30 minutos da primeira etapa.
A insistência rubro-negra deu resultado. Aos 29, a pressão na saída de bola encontrou as laterais gremistas fora de lugar, dando espaço para Rafa Barros receber livre na direita. Ela tinha a opção de cruzar, mas preferiu chutar no gol. A goleira Raíssa se preparava para interceptar a bola que seria levantada na área, porém acabou sendo surpreendida pela curva que ela fez em direção ao fundo das redes. Flamengo 1 a 0.
A resposta gremista veio aos 38. Marta pegou rebote de cruzamento parcialmente afastado e chutou de fora da área. A bola passou à esquerda da meta flamenguista. No lance seguinte, triangulação pela direita acionou Sinara, que fintou a marcação e arriscou. A tentativa exigiu defesa da experiente goleira Kaká.
A goleira Raíssa começou o segundo tempo trabalhando muito. Rafa Barros desestabilizou o lado esquerdo da defesa tricolor e criou duas oportunidades claras. A goleira gremista foi impecável parando os chutes flamenguistas aos 10 e aos 12.
A técnica Patrícia Gusmão percebeu a dificuldade e mexeu no time, mas no setor ofensivo. Eudimila e Ju Oliveira entraram no lugar de Sinara e Karina. A defesa, no entanto, seguiu desprotegida pelo lado da camisa 7 Rafa Barros. A artilheira do time carioca recebeu aos 20 dentro da área e finalizou de primeira, dessa vez sem chance para Raíssa, que já havia evitado outras duas tentativas. Flamengo 2 a 0.
O Grêmio quase descontou com falta cobrada na área flamenguista, aos 29. A goleira Kaká saiu errado e Isa tocou por cima. A bola foi tirada em cima da linha pela capitã Karen, para alívio do Flamengo. Foi a última grande chance do jogo.
Foi a terceira derrota seguida das Gurias Gremistas, que fazem boa campanha após subirem da segunda divisão nacional. O próximo jogo é contra o Palmeiras, outro confronto direto, na quinta-feira (1º), às 19h, no Sesc, em Porto Alegre.