O retorno do Grêmio para a Libertadores, após mais de seis meses, esteve longe do esperado pela torcida que sonha com o tetracampeonato da América. Em noite de atuação de muito ruim, o Tricolor foi dominado pela Universidad Católica, em Santiago, nessa quarta-feira (23) e acabou derrotado por 2 a 0. Os gols chilenos foram marcados pelo centroavante Fernando Zampedri e o meio-campista César Pinares, ambos na primeira etapa.
Com a derrota, o time de Renato Portaluppi vê sua situação se complicar na briga por vaga nas oitavas de final da Libertadores. Com quatro pontos, o Tricolor ainda é o segundo colocado do Grupo E – liderado pelo Inter, com sete -, mas deixou a Universidad Católica se aproximar. Os chilenos agora estão igualados com o América de Cali, com três. Na quarta rodada da chave, o Grêmio terá o Gre-Nal da próxima quarta-feira (23), às 21h30min, no Beira-Rio.
— A nossa equipe não conseguiu encaixar a melhor maneira de marcar e foi engolida pelo time deles. Fizemos um jogo muito ruim e precisamos melhorar. Sabemos que o grupo está embolado e temos um jogo difícil já na próxima rodada. Temos de digerir essa derrota o mais rápido possível e nos recuperarmos para o próximo jogo — declarou o centroavante Diego Souza em tom de lamentação na saída do gramado.
Mostrando um certo abatimento, o técnico Renato Portaluppi dessa vez admitiu a atuação ruim do seu time.
— Foi a nossa pior atuação neste ano e a melhor da Católica. Não deu nada certo para nós e tudo certo para eles. Temos sete ou oito jogadores fora. Sempre falo que tenho um grupo, mas o entrosamento é algo importante. Nós não tínhamos entrosamento — lamentou.
Mesmo assim, o treinador mostrou confiança em recuperação na Libertadores.
— O Grêmio chega em todas as competições e não será diferente neste ano. Teremos três jogos em Porto Alegre, o Gre-Nal no Beira-Rio e duas na Arena. O Inter é líder com sete pontos, nós estamos a três deles. Não lamento desfalque, mas não é fácil enfrentar uma Libertadores assim. O entrosamento fez falta para a gente— completou.
Antes do clássico Gre-Nal, o Grêmio tem o compromisso com o Palmeiras no domingo (20), às 16h, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. A tendência, no entanto, é de que o Renato Portaluppi escala um time alternativo para enfrentar os comandados de Vanderlei Luxemburgo priorizando a Libertadores.
A escalação da defesa deverá ser um problema para o Gre-Nal. Substituído aos 41 do primeiro tempo na derrota no Chile, Geromel virou dúvida para o clássico. Seu substituto imediato, David Braz não será opção para Renato Portaluppi pela expulsão nos minutos finais da partida no Chile. Outro zagueiro do elenco, Paulo Miranda ainda tem mais três jogos de suspensão a cumprir pela confusão no clássico da Arena, em março. A esperança gremista é de que Kannemann possa retornar para a próxima quarta-feira. O argentino sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda diante do Atlético-GO, pelo Brasileirão, em 6 de setembro. Na ocasião, o tempo de parada estipulado foi de 15 dias, o que daria tempo para estar em campo no Beira-Rio.
Outro jogador que deve ser desfalque contra o Inter é o volante Maicon, também com problema muscular. Por outro lado, Pepê, Jean Pyerre e Everton devem ficar à disposição de Renato para o clássico em que o Grêmio defenderá uma invencibilidade de dois anos contra o Inter.