As pesquisas históricas com relação a grandes sequências de invencibilidade do Grêmio estavam sendo feitas até o estranho dia 30 de agosto.
Foi diferente porque o Tricolor foi campeão gaúcho, chegava ao sétimo título na Era Renato Portaluppi, mas o problema é que foi com derrota. Até aquele momento, o time ostentava 16 partidas invicto.
Pois o cenário mudou. O desempenho do Grêmio despencou. A partir da derrota para o Caxias, o time disputou seis partidas, entre Brasileirão e Libertadores, e conquistou apenas uma vitória. O 2 a 0 sobre o Bahia, no Pituaçu, foi alcançado depois da equipe sofrer duros ataques dos donos da casa.
Esta vitória foi uma ilha de resultado, nem de desempenho, nas últimas semanas. O Grêmio foi derrotado em casa pelo então lanterna Sport Recife; apenas empatou com o Atlético-GO e Fortaleza. E agora ocorreu o revés para a Universidad Católica, no Chile, em uma das piores atuações do ano.
No total, são seis partidas, com uma vitória, dois empates e três derrotas. Isto representa um aproveitamento pífio de 27%. Sofreu oito gols nesta sequência.
Série do Grêmio a partir do Gauchão
- Grêmio 1x2 Caxias
- Grêmio 1x2 Sport Recife
- Atlético-GO 1x1 Grêmio
- Bahia 0x2 Grêmio
- Grêmio 1x1 Fortaleza
- Univ. Católica 2x0 Grêmio