Apesar de ter ficado mais de cinco meses sem atividades, a Universidad Católica voltou da paralisação com pouquíssimas modificações. A equipe segue sendo comandada pelo argentino Ariel Holan, ex-técnico de hóquei sobre grama. E, mesmo que o time tenha perdido as duas primeiras rodadas da Libertadores, ainda em março, o Grêmio não deve encontrar facilidades nesta quarta-feira (16). O time está longe de ser um saco de pancadas e o confronto do ano passado, em que o próprio Tricolor acabou derrotado, serve como alerta.
Nas quatro partidas realizadas após a retomada do futebol no Chile, o time perdeu apenas na estreia, para o Unión Española (1 a 0), e venceu os outros três compromissos: 4 a 1 no Coquimbo Unido, 3 a 1 no Huachipato e 3 a 0 no Audax Italiano. Os resultados, inclusive, deixaram a equipe na liderança do campeonato.
— A equipe foi surpreendida pelo Unión Española no reinício do campeonato, mas já ganhou ritmo e, depois disso, venceu as três partidas que disputou. O esquema e os nomes se mantêm intactos, salvo um detalhe: a saída do zagueiro central Kusevic, que está sendo vendido ao Dínamo Zagreb, da Croácia. Essa parece ser a baixa mais sensível. O resto é muito parecido — pontua o repórter Carlos Madariaga, da Rádio ADN de Santiago.
Perigos
Como já havia demonstrado em seu trabalho no Independiente, Holan gosta de ter a posse da bola — isso aconteceu nas quatro partidas após a retomada. Até mesmo quando foi derrotado pelo América de Cali, em casa, na segunda rodada da fase de grupos, os chilenos terminaram com 62% de posse de bola. Um jogador que simboliza esta filosofia é o meia argentino Luciano Aued, de 33 anos, que atua pelos "Cruzados" desde 2018. Embora atue mais recuado, como volante, ele é o principal construtor do time, a exemplo do que é Maicon para o Grêmio. Além disso, é o cobrador de pênaltis oficial.
Por outro lado, a insistência por sair jogando desde trás também pode trazer problemas à equipe. Como joga de maneira ofensiva, a Católica costuma sofrer bastante gols — a defesa só passou em branco em três das 15 partidas da temporada. Um destes gols, inclusive, foi em uma saída errada do goleiro Dituro, que Paolo Guerrero não perdoou na goleada do Inter por 3 a 0, no Beira-Rio, na abertura da fase de grupos.
Por fim, outro jogador que merece a atenção tricolor é o centroavante Fernando Zampedri, vice-artilheiro do time com seis gols. Ex-Rosario Central, ele é mais um argentino que compõe o elenco chileno.