O Grêmio se garantiu na final do Gauchão após vencer o Inter por 2 a 0, na Arena, pela decisão da Taça Francisco Noveletto, o returno do campeonato. A invencibilidade gremista contra o maior rival já dura nove partidas, a última derrota em um clássico foi ainda em setembro de 2018. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi fez a análise da partida e afirmou que o Tricolor merecia sair com um resultado ainda mais elástico do gramado da Arena.
— Se o Grêmio acaba com 4 a 0 seria justo pelo que produzimos em campo. Hoje (quarta), o Inter pode se dar por satisfeito por não ter tomado mais, se meu time não tira o pé do acelerador ia mais, se fosse mais objetivo o placar mais justo seria 4x0, em alguns momentos eles preferiram dar toques a mais no lance — disparou.
Em 2020, Grêmio e Inter já duelaram por quatro vezes e o retrospecto é positivo para o lado tricolor: três vitórias e um empate. O treinador aproveitou a coletiva de imprensa para retrucar comentários de que o adversário estivesse melhor no ano.
— Enfrentamos eles e fomos superiores de novo. Escutamos, lemos muitas coisas e eu falei para os meus jogadores que elas não iriam entrar no vestiário porque não são verdadeiras. A gente, independente do adversário, procura superá-los, mais uma vez estamos na final do campeonato.
—Muita gente falou que nos últimos três clássicos o Inter foi superior, mas discordo. Às vezes, o Grêmio joga 45 minutos melhor e o Inter os outros 45, isso faz parte. Não sei de onde certos jornalistas tiram certas ideias, o Grêmio ganha vários títulos, por dois anos foi o melhor time do Brasil. Eu tive que escutar que o Inter não foi bem em Caxias, porque o gramado não ajudou, aí não. Hoje (quarta), o gramado tava ótimo para os dois e ganhamos de novo.
Agora, o Grêmio irá enfrentar o Caxias pelo título de campeão gaúcho de 2020. O Tricolor defende o bicampeonato conquistado em 2018 e 2019.