Everton deixou o Grêmio. O atacante de 24 anos se transferiu para o Benfica, de Portugal. O valor da negociação ficou na casa dos 20 milhões de euros (cerca de R$ 128,3 milhões na cotação atual). Agora, o técnico Renato Portaluppi procura um novo titular para a posição.
A alternativa mais lógica é Pepê. Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, o jogador de 23 anos está no Grêmio desde 2016, quando foi contratado para a categoria sub-20. A estreia como profissional ocorreu no ano seguinte, na derrota por 4 a 3 para o Sport, pela terceira rodada do Brasileirão. Naquela ocasião, ele substituiu Everton aos 16 minutos da etapa final.
A promoção definitiva aos profissionais veio em 2018. Na temporada, Pepê fez parte do time de transição que disputou os primeiros jogos do Gauchão e começou a ganhar mais espaço. Mais tarde, foi inscrito no grupo da Libertadores a partir das oitavas de final. Já em 2019, Pepê foi o vice-artilheiro do Grêmio na temporada, com 13 gols em 51 partidas.
De acordo com o colunista de GaúchaZH Luciano Périco, Pepê é o sucessor natural Everton e mostrou até o momento ter potencial para construir uma bela história no Grêmio.
— Claro que ainda não está no mesmo patamar do Everton. No primeiro momento, qualquer comparação direta não será justa. Mas o Tricolor confia no guri, tanto que ampliou o seu contrato, com aumento de salário. Pepê tem totais condições de construir uma bela biografia no clube. Chegou a hora do Cebolinha ir jogar na Europa. Com certeza, o Grêmio sentirá demais a falta do seu principal jogador. Porém, como contrapartida, vai receber recursos fundamentais no cofre para a manutenção da estrutura. É rumo natural da vida no futebol brasileiro — destacou.
Para o comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha Maurício Saraiva, a escolha por Pepê é acertada, mas isso não significa que o jogador também ocupará a vaga de protagonista que Everton exercia no time gremista.
— Pepê não vai entregar de imediato o que Everton entrega, porque eles estão em estágios diferentes na carreira. Everton, perto da plenitude do seu futebol, embora numa fase fora do padrão habitual. Pepê está em evolução, não deve sentir o peso da responsabilidade, mas não assume a vaga para já ser protagonista como Everton se tornou — afirmou.
No início deste mês, o Grêmio anunciou a renovação do contrato de Pepê. O novo vínculo é válido até dezembro de 2024 e rendeu uma valorização salarial ao atleta. A multa rescisória também aumentou para 150 milhões de euros (R$ 962,4 milhões). O Grêmio detém 70% dos direitos econômicos do atacante. No total, Pepê disputou 91 jogos com a camisa tricolor e marcou 18 gols.
Os números de Pepê pelo Grêmio
2017
3 jogos
1 gol
2018
28 jogos
2 gols
2019
51 jogos
13 gols
2020
9 jogos
2 gols