O Grêmio informou que recebeu no início da tarde desta sexta-feira (21) os resultados da nova rodada de testes para detecção da covid-19, oferecidos pela CBF no protocolo sanitário do Brasileirão. Foram feitos 47 testes, na quinta-feira, do método RT-PCR, e nenhum resultado positivo foi registrado.
Desta forma, todos os 28 jogadores que viajaram ao Rio de Janeiro e a comissão técnica estão liberados para o jogo contra o Vasco, no domingo, em São Januário. Antes do embarque ao Rio e do jogo contra o Flamengo, comissão e colaboradores já haviam testado negativo, assim como nas rodadas anteriores.
Entre o reinício dos treinamentos, em 6 de maio e a última sexta-feira, o Grêmio aplicou 684 imunotestes, feitos através de amostra de sangue para detecção de anticorpos. Esses testes fazem parte de 900 kits adquiridos de uma fornecedora sul-coreana. A primeira rodada aconteceu no dia da reapresentação e os testes sorológicos foram repetidos a cada 14 dias, até o dia 13 de julho.
No período, o clube registrou três casos positivos: o preparador físico Márcio Meira e dois atletas que não tiveram seus nomes revelados. Em todos eles, os contaminados estavam assintomáticos e foram afastados do convívio diário, com acompanhamento do departamento médico. Antes de retornar a Porto Alegre para a volta dos treinamentos, o centroavante Diego Souza também testou positivo e cumpriu isolamento em sua casa, no Rio de Janeiro. Ele se apresentou somente no dia 25 de maio, quando já apresentava resultados negativos para a presença do vírus.
Já no período de 19 de julho a 05 de agosto, o Grêmio também realizou testes do método RT-PCR, previstos no protocolo sanitário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a volta do Gauchão. Feitos a partir da coleta de secreção, os testes foram aplicados em quatro ocasiões, somando 308 amostras e com apenas um caso positivo, o lateral-esquerdo Cortez, que estava assintomático.
Desde o começo do Brasileirão, atletas, comissão e colaboradores foram submetidos a 193 testes RT-PCR e o Grêmio teve 100% de resultados negativos. Dessa forma, desde maio, o Tricolor já realizou 1.185 testes.