O encontro virtual que poderá definir datas e a quantidade de partidas para decidir o Gauchão 2020 já tem horário para ocorrer: às 11h30min desta quinta-feira (6). Além da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), os clubes participantes foram convocados para conversar sobre o tema. O Grêmio defende dois jogos, enquanto o Caxias está inclinado a terminar a competição o mais breve possível.
Após a vitória no clássico Gre-Nal, que garantiu a taça Francisco Novelletto, o técnico Renato Portaluppi admitiu que, no entendimento gremista, o Estadual deveria ter dois confrontos na decisão. As datas prévias apresentadas pelo Tricolor são 26 e 29 de agosto. A tese já foi decidida também pelos dirigentes internamente.
Envolvido com a Série D do Brasileirão a partir de setembro, o Caxias tem pressa para finalizar o torneio. Diferentemente do Grêmio, o campeão do primeiro turno acredita ser mais prático terminar o Gauchão de vez o quanto antes.
— Temos que terminar de uma vez — disse Paulo Cesar Santos, mandatário do Caxias.
Após a manifestação gremista, o presidente do Caxias disse não ver chance de encerrar o campeonato em uma partida. Para ele, o posicionamento de Renato escancara que não existirá acerto para ajustar a fórmula.
— Renato já determinou os jogos ,nós não temos nem opção — lamentou o dirigente.
Pelo regulamento, o primeiro encontro decisivo será no Estádio Centenário, na serra gaúcha. Já o jogo derradeiro deverá ser na Arena, já que o Grêmio tem melhor campanha na classificação geral. Em caso de confronto único, a sede também é uma incógnita. O clube grená não se opõe à realização em campo neutro ou até mesmo na casa gremista.