O Grêmio inicia neste domingo (8), 19h, diante do Fluminense, na Arena, a sua 48ª participação no Campeonato Brasileiro. Bicampeão, o Tricolor não levanta a taça desde 1996, quando bateu a Portuguesa com o gol de Aílton nos minutos finais da decisão no Olímpico.
A terceira vitória em Gre-Nal na temporada, que garantiu vaga na final do Gauchão, serve de embalo para o começo do torneio nacional. A taça do Brasileirão ainda falta na prateleira do ciclo vitorioso sob o comando de Renato Portaluppi, iniciado em 2016.
Com a negociação de Everton com o Benfica, o volante Maicon, os zagueiros Geromel e Kannemann e lateral Marcelo Oliveira são os únicos remanescentes no elenco que ganhou a Copa do Brasil há quatro anos, o primeiro título da era Renato. O meio-campista admitiu que a conquista do Brasileirão é algo buscado para coroar o ciclo vitorioso.
— É um título que o Grêmio não conquista há muitos anos. Eu não ganhei o Brasileirão e tenho uma ambição muito grande. A gente vai lutar até o final para poder conquistar esse título. Tem muitas equipes qualificadas com o mesmo objetivo e precisamos ir jogo a jogo. Temos de encarar cada rodada como se fosse uma decisão de mata-mata — declarou Maicon.
Campeão brasileiro em 1996, o ex-goleiro Danrlei acredita que tenha faltado um elenco mais forte para o Grêmio brigar pelo título do Brasileirão enquanto dividia atenções com Libertadores e Copa do Brasil nos últimos anos.
— Com a Libertadores indo até o final do ano é normal poupar no Brasileirão. Então não adianta ter um bom time sem um grupo grande. Hoje, o Grêmio tem mais grupo. Tem capacidade de montar uma equipe mista com possibilidade de fazer um jogo tão bom quanto a titular — avalia Danrlei.
Para poder brigar em diferentes competições, o Grêmio tratou de trazer reforços também para a composição do plantel para esta temporada. Para a lateral direita vieram Victor Ferraz e Orejuela. Lucas Silva chegou para revezar com Matheus Henrique e Maicon no meio-campo enquanto Thiago Neves e Diego Souza foram reforços para o setor ofensivo. Renato ainda pretende contar com mais um centroavante para revezar com Diego Souza. O treinador chegou até a abrir a possibilidade de aproveitar André, que teve anunciada a rescisão do seu contrato nesta sexta-feira (7). Com a saída de Everton, o clube ainda deve buscar um outro atacante de lado de lado.
Para o colunista do jornal O Globo Carlos Eduardo Mansur, as primeiras rodadas vão mostrar o peso de saída de Everton na campanha do Grêmio.
— O Grêmio é um dos principais candidatos a perseguir o Flamengo, o favorito, porque teve manutenção de base e preencheu lacunas que tinha no elenco. A perda do Everton é que gera dúvida. Teremos de esperar o desenvolvimento das primeiras rodadas para ver como o Grêmio vai reagir. Ainda assim, penso que o Grêmio, pelo trabalho que tem, será um dos candidatos — projeta.
O Grêmio foi quarto colocado nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro e esteve mais perto da briga pelo título em 2017, quando duelou pela liderança com o Corinthians ao longo do primeiro turno. Na reta final, envolvido com a busca do tri da Libertadores, acabou ficando atrás também de Palmeiras e Santos.
FICHA TÉCNICA:
Twitter: (@Gremio)
Cidade: Porto Alegre
Ano de fundação: 1903
O destaque: Pedro Geromel, zagueiro.
Principais reforços de 2020: Orejuela (LD), Victor Ferraz (LD), Lucas Silva (V) e Diego Souza (C).
Time-base: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon; Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
Técnico: Renato Portaluppi
Retorno aos treinamentos: 5/5
História no Brasileirão: 47 participações
Campeão: 1981 e 1996
Colocação em 2019: 4°
Estádio: Arena
Capacidade: 55 mil pessoas
Retorno aos treinamentos: 5/5
Confira a tabela do Brasileirão 2020