Neste fim de semana, o Campeonato Brasileiro de 2020 dará seu pontapé inicial. Por conta da paralisação vivida em meio à pandemia de coroanvírus, esta edição só será concluída em fevereiro do ano que vem. Ou seja, será muito tempo de disputa, em que novidades podem ser apresentadas. Porém, antes de a bola rolar, o atual campeão Flamengo desponta como favorito à manutenção do título nacional.
Por isso, GaúchaZH ouviu cronistas esportivos de fora do Estado para projetar se existe alguma outra equipe capaz de ameaçar o Rubro-Negro, que, após a saída de Jorge Jesus, passará a ser comandada pelo espanhol Domènec Torrent. Confira as opiniões:
Marcelo Barreto, apresentador dos canais SporTV
A resposta é bem simples. No cenário da pandemia, é preciso ser conservador. Só consigo apontar: Grêmio, pela estabilidade do trabalho (apesar da iminente perda do Everton); Palmeiras, pela força do elenco (apesar da perda recente do Dudu); e Atlético-MG, pelo potencial das contratações, a começar pelo Jorge Sampaoli.
Paulo César Vasconcellos, comentarista dos canais SporTV
O Flamengo continua na primeira prateleira. Se o Domènec Torrent não quiser, apressadamente, colocar as suas digitais no trabalho do Jorge Jesus, o Flamengo tem amplas condições de repetir a performance da última temporada. A ameaçá-lo, o mais próximo é o Grêmio, por causa do bom trabalho e tempo que o Renato tem, e pela maneira como os jogadores absorveram suas ideias dentro de campo. Seguido pelo Inter, caso o trabalho do Eduardo Coudet comece a ter constância e regularidade, que por ora não teve. Depois, Palmeiras e Atlético-MG. Então, você tem o Flamengo bem isolado. E, na segunda prateleira, encabeça o Grêmio, seguido por Inter, Palmeiras e Atlético-MG. São estes os clubes que eu acho que podem ameaçar a conquista do título do Flamengo. Mas vai depender muito do que vai acontecer, porque são muitos jogos.
Henrique Fernandes, comentarista do SporTV em Minas Gerais
Acho que o favoritismo do Flamengo segue muito claro para este ano. Há alguns times interessantes, como Grêmio, pela continuidade de Renato e a boa qualidade do elenco, e o Palmeiras, que parece ter somado ao elenco forte bons valores da base, mas sem a mesma força do Rubro-Negro. Outra força que pode surgir é o Atlético-MG, mas que tem como dificultador ter um time jovem demais e com Sampaoli em seu primeiro ano de trabalho.
Cristian Toledo, comentarista da RPC TV, do Paraná, e do SporTV
Neste momento, o Flamengo ainda está à frente dos outros times. Mas três equipes têm potencial para incomodar: Grêmio, Inter e Atlético-MG. Os gaúchos já mostraram qualidade e estão mais fortes do que ano passado. E o Galo é a grande expectativa do Brasileirão.