O Grêmio deverá buscar uma nova forma para atuar nas finais do Gauchão, já que Diego Souza, com problema muscular, não estará à disposição para os confrontos diante do Caxias. Será uma missão para a comissão técnica de Renato Portaluppi. O atleta participou de 15 das 22 partidas na temporada. Nos sete compromissos sem o artilheiro, o ataque não correspondeu.
Até o momento, foram dois embates pelo Brasileirão e cinco pelo torneio Gauchão sem o Diego Souza. No Brasileirão, tanto contra o Vasco, no último final de semana, como diante do Ceará, na segunda rodada, a vitória não veio. O time apenas um gol – de Thaciano, contra os cearenses.
Pelo estadual, Diego Souza não encarou Caxias, Brasil-Pel e São José nas três primeiras rodadas. Ainda sem contar com o então reforço na época, o Grêmio passou pelos três confrontos com duas vitórias e uma derrota. Teve apenas três gols marcados. Mais adiante, o atacante foi preservado contra Pelotas e Novo Hamburgo, quando uma vitória e um empate foram alcançados, mas apenas um gol assinalado.
O Tricolor sem o centroavante marcou apenas cinco vezes nas sete partidas da temporada. Conseguiu três vitórias, três empates e uma derrota. Caberá a Renato ajustar não só o substituto do artilheiro, mas as demais peças da equipe para conseguir melhor o rendimento do time, já que Diego Souza será desfalque por, no mínimo, mais uma semana.