O Grêmio venceu o Inter na noite de quarta-feira (22) por 1 a 0, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, no jogo que marcou a volta das duas equipes após mais de quatro meses de paralisação devido à pandemia de coronavírus. Com gol de Jean Pyerre aos 17 minutos do segundo tempo, o time do técnico Renato Portaluppi somou mais três pontos, chegou a 12 no returno do Gauchão e manteve os 100% de aproveitamento, na liderança do Grupo B.
Antes do jogo, o treinador chegou a dizer que os torcedores teriam de se acostumar com um ritmo abaixo no retorno das partidas. Dentro de campo, porém, o Grêmio mostrou bom futebol. Conseguiu pressionar a saída de bola do Inter e criou boas chances para marcar, primeiro com Diego Souza e, depois, com Everton, de pênalti. Mas o gol saiu apenas na segunda etapa, controlada pelo time de Renato.
— Dei parabéns para o meu grupo, porque apesar da longa parada se comportaram muito bem — elogiou o treinador, que complementou:
— Felicidade muito grande, voltando com clássico e conseguindo uma vitória sobre o maior rival. Está todo mundo de parabéns. Não é fácil ficar quatro meses sem jogar, e os jogadores conseguiram ir bem.
Além do bom desempenho, o Tricolor ampliou a vantagem contra o rival nos últimos confrontos. Com esta vitória, são oito jogos sem perder para o Inter, com quatro triunfos e quatro empates. A última derrota para o time colorado ocorreu em 9 de setembro de 2018, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Quem também manteve a invencibilidade no clássico foi a dupla Geromel e Kannemann, que formaram a zaga do Grêmio pela primeira vez em 2020. Juntos, eles nunca perderam um Gre-Nal. Em nove duelos com o Inter, somam quatro vitórias e cinco empates.
Por outro lado, mesmo com a oportunidade de marcar em cobrança de pênalti, o atacante Everton manteve a seca de gols no clássico. Craque do time gremista, Cebolinha marcou apenas uma vez contra o rival, em 17 Gre-Nais.
Como surpresa positiva, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes substituiu Cortez e mostrou bom futebol, especialmente nas subidas ao ataque. O jogador foi elogiado por Renato após o jogo:
— É importante colocar o jogador e ele ir bem. Aqui ninguém é dono da camisa. O Guedes entrou muito bem e isso é bom para nós.
Na próxima rodada do Estadual, o Grêmio enfrenta o Ypiranga, às 11h de domingo. O jogo está marcado para o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, mas a tendência é de que a prefeitura vete jogos que não tenham mando de campo do Caxias e do Juventude na cidade. Assim, a Federação Gaúcha de Futebol teria de encontrar outro local para a partida, já que Porto Alegre segue com restrição para jogos de futebol. A tendência é que a partida seja levada para Eldorado do Sul, no Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado, onde treinam as categorias de base do clube.