O Grêmio encerrou na fria manhã deste sábado (25) sua preparação para o jogo contra o Ypiranga, pela penúltima rodada do returno do Gauchão. A atividade foi realizada no CT Luiz Carvalho e os jogadores fizeram um treinamento de dois toques e, em um segundo momento, realizaram um trabalho específico de bola parada.
A escalação não será afetada pelos testes para a covid-19, uma vez que a segunda bateria de exames apontou 80 resultados negativos no Tricolor. Desta forma, a estratégia para o confronto, que foi definida ainda no treino da sexta não será alterada e a tendência é que Renato Portaluppi mantenha o time que começou o Gre-Nal, já que uma vitória dará ao Grêmio todas as vantagens possíveis até o final do Gauchão.
Destaque no segundo tempo do último clássico Gre-Nal, quando substituiu Maicon, o volante Darlan concedeu entrevista coletiva e falou, entre outras coisas, sobre a parceria com Matheus Henrique.
— Eu conheço bastante o Matheus. É um amigo que eu tenho desde a base e, por ter esse tempo, já sei como jogar ao lado dele. Ano passado tive a oportunidade de jogar ao lado dele contra a Chapecoense e fica mais fácil de ter essa aproximação tanto com o Matheus, o Jean, o Pepê, meninos que eu tenho mais proximidade. E foi muito importante entrar no clássico e ter o Matheus junto comigo. E eu fico muito feliz. Ele é um cara novo, mas tem uma experiência que nos ajuda muito — disse o jogador de 22 anos.
Líder do Grupo B do Gauchão com 12 pontos e da classificação geral, com 21, o Grêmio garante classificação às semifinais do segundo turno em caso de vitória. Os três pontos ainda irão assegurar ao Tricolor a melhor campanha do returno, independentemente dos resultados da última rodada. Dessa forma, a semifinal e a decisão poderão ser jogadas com mando de campo gremista.
Um outro aspecto é que a vitória diante do time de Erechim irá assegurar ao Grêmio, caso ganhe o segundo turno, o direito de decidir o campeonato "em casa", já que apesar de ter apenas um ponto de vantagem contra o Inter, a briga na classificação geral é com o Caxias, campeão do primeiro turno, que no momento tem quatro pontos a menos do que o Tricolor.
Sendo assim, para o jogo deste domingo (26), às 11h da manhã, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, Renato deve mandar a campo o seguinte time: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Everton; Diego Souza.