A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou nesta sexta-feira (24) a realização do jogo entre Grêmio e Ypiranga, no domingo (26), no CT Hélio Dourado. Com transmissão para todo o Brasil pelo Premiere, o centro de treinamento da base gremista passará por adaptações para receber a partida válida pela quinta rodada do segundo turno do Estadual.
Ao todo serão usadas sete câmeras para a transmissão da partida — o que é praxe nas transmissões nacionais. Para os dois equipamentos que fazem os flagras dos lances de impedimento, que precisam estar altos, serão usados andaimes, que terão altura de quatro metros. Além disso, o local das casamatas foi recuado e uma árvore precisou ter os galhos cortados. Ambas medidas para não haver interferência no raio de alcance das câmeras. O CT Hélio Dourado já tem área para as duas câmeras principais da transmissão do jogo.
— Essas duas câmeras centrais precisam ficar em locais elevados. Temos uma que acompanha 90% do jogo de ponta a ponta e outra que pega os detalhes dos movimentos dos jogadores e do árbitro. O fato de, por conta do coronavírus, não termos equipes nas cabines, é um facilitador — explica o coordenador de operações da RBS TV André Gonçalves.
VAR
A colocação dos andaimes para as câmeras de impedimento garantem que o VAR possa ser utilizado no CT Hélio Dourado. Com a melhor campanha da Taça Francisco Novelletto, o Grêmio está perto de garantir o mando da semifinal e de eventual final do segundo turno.
Ainda não há certeza de que a prefeitura de Porto Alegre irá autorizar partidas na Arena até o final do Gauchão. A liberação para jogos maiores no CT Hélio Dourado dependerá da FGF.