O Grêmio divulgou na manhã deste sábado (25), os resultados da segunda rodada de testes para covid-19, feita para atender o protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). De acordo com o clube, todos os resultados foram negativos.
Oitenta pessoas, entre jogadores, comissão e colaboradores do CT Luiz Carvalho foram testadas pelo método RT-PCR e tiveram o resultado negativo. Antes do Gre-Nal, foram 81 testagens e apenas um positivo, o lateral-esquerdo Cortez, como foi revelado pelo técnico Renato Portaluppi.
Desde o recomeço das atividades, em maio, o Grêmio implementou um protocolo de prevenção da covid-19, que tem sido aplicado de forma rígida pelo departamento médico. A cada sessão de treinamento, os jogadores são submetidos a verificação da temperatura e encaminhados a uma área individual onde vestem as chuteiras. Até a liberação para as atividades com contato, no último dia 14, o elenco trabalhou dividido em grupos, cumprindo as atividades de forma individual e respeitando o distanciamento social.
— Realizamos novamente o teste, conforme solicitado pela FGF e dos 80 testes, todos confirmaram negativos. Todos os atletas e funcionários estão aptos a trabalhar novamente. Reforça, cada vez mais, o protocolo desenvolvido pelo clube. Tivemos um caso assintomático (na última semana), afastamos o atleta e, com os novos exames, todos os outros 80 testes foram negativos — comentou o médico Márcio Dornelles.
Para iniciar os treinamentos, o Grêmio havia adquirido 600 kits de testes de uma empresa da Coréia do Sul. Na última semana foram adquiridos mais 300 kits da mesma, totalizando 900 kits de testagem e a cada 14 dias todos são submetidos ao imunoteste. Desde então, foram 648 testagens, somadas as 161 oferecidas pela FGF dentro do protocolo do Gauchão.
O grupo de jogadores gremista está concentrado desde a última segunda-feira, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Os atletas só deixam o local para treinar e jogar. Todos permanecerão seguindo esta regra até o fim da fase atual do Gauchão – quando o Tricolor enfrenta o Novo Hamburgo pela sexta rodada, no dia 29.
Desde o início da pandemia, o Grêmio teve quatro atletas confirmados com coronavírus. Além de Cortez, Diego Souza foi outro que teve seu nome revelado pelo clube. Os outros dois nomes não foram divulgados, seguindo um pedido que pode ser feito pelo paciente.