Após o anúncio na mudança do controle da pandemia de covid-19 em Porto Alegre, realizado pelo governador Eduardo Leite na noite deste sábado (20), o vice de futebol do Grêmio, Paulo Luz, concedeu entrevista ao programa Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha, dando a interpretação do clube sobre o tema. Com a classificação de bandeira vermelha para o distanciamento controlado em Porto Alegre, os treinamentos poderão ser cancelados.
— Vamos nos submeter ao posicionamento das entidades sanitárias — relatou o dirigente.
Para selar a continuidade das atividades no CT Luiz Carvalho, a direção gremista aguarda a publicação do decreto estadual, que pode trazer flexibilizações quanto ao esporte no nível vermelho. O prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan, também deverá passar um posicionamento oficial sobre a situação na cidade.
Paulo Luz ressalta a qualidade do protocolo colocado em prática no ambiente de trabalho. Até o momento, nenhum caso de contaminação foi detectado no local. Inclusive, rendendo elogios dos governos municipal e estadual.
— Entendemos que o futebol pode ser tratado como um bolha pela segurança que ele representa — declarou.
Porém, a novidade relatada pelo governo do Rio Grande do Sul causa preocupação. Reuniões serão realizadas entre domingo (21) e segunda-feira (22). O decreto começará a ser validado apenas na próxima terça (23). Com isso, a reapresentação em dois dias está mantida até melhor compreensão do novo cenário.
Em caso de impossibilidade concreta de treinar em Porto Alegre, trocar o local da sede dos trabalhos poderá ser discutido. Pelos novos custos e sem previsão de realização de partidas, a tendência é de que não seja levada adiante.
— Não analisamos ainda, mas podemos fazer. Tínhamos todos os cuidados que poderíamos avançar pela estrutura montada. Fazer a transferência aumentariam os custos, os prejuízos aumentam — disse Luz praticamente descartando a hipótese.